Também na Agência Brasil

Subscrever feed Também na Agência Brasil
A Agência Brasil é a agência de notícias da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que distribui gratuitamente informações de interesse público. As notícias podem ser reproduzidas desde que citada a fonte.
Atualizado: 4 minutos 56 segundos atrás

Nadadores brasileiros garantem mais quatro pódios dos JMM, na China

8 minutos 57 segundos atrás

A equipe brasileira de natação segue com tudo nos Jogos Mundiais Militares (JMM), em Wuhan, na China.  O sul-mato-grossense Leonardo de Deus, da seleção principal, faturou a medalha de ouro nos 200 m borboleta para homens. Ele fechou a prova em 1:56.81, deixando pra trás o ucraniano Denys Kesil (1:57.14), que ficou com a prata. O russo Danil Pakhomodov foi bronze, com a marca de 1:57.46.  

Quem também subiu ao pódio na manhã de hoje (23) foi a pernambucana Etiene Medeiros, de 28 anos. A atleta ficou com a medalha de prata na prova dos 50 m costas ao finalizar o percurso em segundo lugar, com o tempo de 28.29.  A vencedora foi a chinesa Jie Chen (27.81), que superou a brasileira com uma diferença de apenas 48 centésimos. O bronze foi para a polonesa Alicja Tchorz  (28.95).

A segunda medalha de prata da natação veio na prova 4 x 100 m medley com equipe mista (Guilherme Basseto, Leonardo Santos, João Gomes,  Brandonn Almeida, Giovanna Diamante, Larissa Oliveira, Manuella Lyrio e Daiane Dias), com o tempo de 3:48.72. A China venceu a disputa e conquistou o ouro, com a marca de 3:43.64. O bronze ficou com a equipe russa (3:50.15).

Também teve bronze nos 100 m costas feminino, para Jhennifer Conceição, de 22 anos, que conquistou hoje (23) a segunda medalha dela nos JMM. A chinesa Jingyao ganhou a prova e ouro ao completar o percurso em 1.07.17. A prata ficou com a russa Maria Temnikova (1:08.25).  No último domingo (20), Jhennifer Conceição conquistou a prata na prova dos 50 m costas para mulheres.

Com os resultados desta manhã, a equipe de natação já conquistou 19 medalhas para o Brasil (quatro ouros, nove pratas e seis bronzes). O país seguem  em terceiro lugar no quadro geral de medalhas com um total de 55 (14 ouros,15 pratas e 26 bronzes), atrás da líder China, com 129 (73 ouros, 36 pratas e 20 bronzes) e da Rússia, segunda colocada, com 109 (36 ouros, 38 pratas e 35 bronzes). 

Presidente do Chile pede desculpas e anuncia pacote de medidas sociais

13 minutos 57 segundos atrás

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, fez um pronunciamento em rede nacional na noite de ontem (22) onde pediu perdão aos chilenos pela falta de visão de problemas históricos. Ele anunciou uma série de medidas para aliviar as tensões no país, como um incremento às aposentadorias, a criação de um teto para os gastos com medicamentos, a redução nas tarifas de energia elétrica e o aumento dos impostos para os ricos.

"Diante das legítimas necessidades e demandas sociais dos cidadãos, recebemos com humildade e claridade a mensagem que os chilenos nos mandaram. É verdade que os problemas se acumulavam há décadas e que os distintos governos não foram, nem nós fomos, capazes de reconhecer essa situação em toda a sua magnitude. Reconheço e peço perdão por essa falta de visão", afirmou Piñera.

Entre as medidas anunciadas está o projeto de lei que cria um teto nos gastos com saúde pela famílias chilenas. Os valores que extrapolem o teto, serão cobertos pelo Estado. O presidente disse que ampliará o convênio do Fundo Nacional de Saúde (Fonasa) com as farmácias, para reduzir o preço dos medicamentos.

Em relação às aposentadorias e pensões, a proposta é um incremento de 20% . De acordo com o Governo, a medida beneficiará 590 mil aposentados e 945 mil pensionistas. Piñera anunciou um aumento adicional nas pensões e aposentadorias durante os anos de 20211 e 2022, para os maiores de 75 anos.

O sistema de aposentadorias é um dos pontos de maior insatisfação para os chilenos. Atualmente, os trabalhadores têm que depositar cerca de 12% dos salários em contas individuais, controladas por instituições privadas. Os aposentados recebem, me média, meio salário mínimo.

Em relação aos salários mínimos, Piñera afirmou que garantirá ingressos mínimos de 350 mil pesos para trabalhadores com jornada completa. Quando o salário não alcançar esse valor, o governo complementará.

Outra proposta anunciada foi a redução de salários de parlamentares e de funcionários públicos com altos rendimentos. Além disso, o presidente anunciou a redução no número de parlamentares e um limite no número de vezes para a reeleição.

Os ricos, aqueles que têm renda superior a 8 milhões de pesos mensais (cerca de 11 mil dólares), terão de pagar impostos de 40%. Espera-se arrecadar 160 milhões de dólares com a medida, que servirá para financiar parte das novas ações.

Piñera disse que criará também um mecanismo de estabilização das tarifas elétricas e que cancelará a último aumento de 9,2% no preço da luz.

"Essa agenda social não vai solucionar todos os problemas dos chilenos. Mas será uma ação necessária e significativa para melhorar sua qualidade de vida, especialmente dos setores mais vulneráveis e da classe média, priorizando crianças, mulheres e idosos".

Ele anunciou um plano de 350 milhões de dólares para a reconstrução dos danos causados pela violência e pelos protestos dos últimos dias.

Mobilização e Greve

Os protestos seguiram durante todo o dia de ontem, quase todos de forma pacífica. A polícia chilena afirmou que cerca de 22 mil pessoas se reuniram na Praça Itália, ponto central das manifestações. Até a noite de ontem, havia registros de 1.894 pessoas detidas, entre elas 215 menores de idade, 268 hospitalizados e 137 feridos por armas de fogo. Quinze mortes também foram confirmadas.

O governo chileno não anunciou até quando devem valer o estado de emergência e o toque de recolher.

A Central Única dos Trabalhadores do Chile (CUT) e mais de 20vinte organizações sociais convocaram uma greve geral nacional para hoje (23) e amanhã (24). Haverá uma caminhada, na manhã de hoje, saindo da Praça Itália e chegando à Praça Los Héroes. Eles pedem a retirada dos militares das ruas e a revogação do estado de emergência.

 

Flamengo x Grêmio, no Maracanã, terá medidas excepcionais de segurança

37 minutos 57 segundos atrás

A semifinal da Taça Libertadores da América entre Flamengo e Grêmio será disputada hoje (23) no estádio  do Maracanã sob um esquema excepcional de segurança, acertado entre órgãos públicos, os clubes e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

O jogo será às 21h30 e foi considerado "bandeira vermelha", o nível mais elevado de risco na escala elaborada para orientar os preparativos para partidas no estádio.

O protocolo de segurança foi iniciado no jogo Flamengo x Palmeiras, no dia 1º de setembro, e inclui as bandeiras verde, amarela, laranja e vermelha, indo do menor para o maior grau de risco. A partida de estreia do sistema também recebeu bandeira vermelha na classificação de risco, e a de hoje é a segunda a atingir o grau máximo na escala.

A semifinal desta quarta-feira decidirá qual dos dois times brasileiros vai disputar a final da competição continental contra o River Plate, no dia 23 de novembro, em Santiago do Chile. No primeiro jogo, em Porto Alegre, Flamengo e Grêmio empataram em 1x1.

O Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios da Polícia Militar (Bepe/Pmerj) atuará hoje com 800 policiais nas partes interna e externa do estádio e na escolta das delegações e da arbitragem, segundo a PM.

A corporação vai destacar ainda efetivos do 6º BPM (Tijuca), do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) para o patrulhamento no entorno do estádio e nas vias de acesso. O Grupamento de Polícia Ferroviária (GPFer) reforçará a segurança nas estações de trens, metrô e barcas.

Interdições

A Guarda Municipal escalou 346 guardas para atuar na partida com foco no ordenamento urbano e controle do trânsito. Também estarão presentes os grupamentos especiais de cães, tático móvel, guardas motociclistas e de operações especiais.

O esquema de segurança incluirá, ainda, o bloqueio do entorno do Maracanã a partir das 18h, o que vai alterar o itinerário de linhas de ônibus que passam pelo local. As interdições incluem vias importantes da Grande Tijuca, como a Avenida Maracanã, nos dois sentidos (entre a Rua São Francisco Xavier e a Rua Mata Machado), e a Radial Oeste, no sentido centro.  

A prefeitura do Rio de Janeiro recomenda que, se possível, os cidadãos antecipem os deslocamentos.

Outra recomendação é a utilização de transporte público para ir e voltar do estádio, já que não haverá local para estacionamento, e reboques atuarão para coibir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Desde às 8h da manhã, está proibido estacionar nas imediações do Maracanã, que deve receber mais de 60 mil pessoas.

Invasão é combatida

Uma operação deflagrada ontem (22) pela Polícia Civil desarticulou um grupo de torcedores que combinava invadir o Maracanã para ver Fla x Grêmio. Foram expedidos 27 mandados de prisão temporária e mais de 100 pessoas foram identificadas em um grupo de Whatsapp em que a invasão estava sendo planejada.

Policiais infiltrados no grupo de Whatsapp tiveram acesso a mensagens de áudio e vídeos com ameaças de morte a agentes das forças de segurança e a intenção de praticar roubos, causar danos e constranger torcedores do Grêmio. Além dos mandados de prisão, outras 89 pessoas foram intimadas a prestar esclarecimentos.  

Segundo a Polícia Civil, 22 pessoas foram presas e houve troca de tiros quando os policiais cumpriam um mandado de prisão na favela do Jacarezinho. Uma pessoa morreu e duas foram baleadas, mas não foi confirmado se elas tinham relação com o caso, o que está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital.

Falta de concorrência prejudica qualidade do asfalto no país, diz CNT

46 minutos 57 segundos atrás

Um dos motivos apontados pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) como relevantes para a piora das rodovias brasileiras é a má qualidade do asfalto brasileiro. Segundo a entidade, empresas que atuam em obras rodoviárias têm relatado piora na qualidade da matéria-prima deste derivado de petróleo oferecida no mercado brasileiro.

Segundo o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, a situação em parte se explica pelo fato de a oferta do produto asfáltico ser dominado por apenas uma empresa, a Petrobras.

“As empresas que compram asfalto para as obras rodoviárias têm reclamado de que a qualidade do produto não é boa, e tem piorado a cada ano”, disse ontem (22) Batista ao divulgar a 23ª Pesquisa CNT de Rodovias. “O problema é que apenas a Petrobras atua nesse mercado, aqui no Brasil”, acrescentou.

Após o evento, Batista disse à Agência Brasil que medidas como a abertura para empresas estrangeiras não têm sido suficientes para melhorar a qualidade do cimento asfáltico de petróleo porque, “quando se abre para a importação, a Petrobras baixa o preço [do produto], de forma a inviabilizar a concorrência de outras empresas”. De acordo com a CNT, com a falta de concorrência o preço do cimento asfáltico de petróleo tem se mantido alto.

Em outro estudo, a CNT mostra os impactos da qualidade do asfalto sobre o transporte rodoviário. A entidade denuncia que o preço do asfalto no Brasil acumulou alta de 108% entre setembro de 2017 e fevereiro de 2019, enquanto o preço do barril de petróleo subiu 33%. Em tese, para a confederação, a cotação do cimento asfáltico de petróleo deveria acompanhar o preço do barril de petróleo.

Ainda segundo a CNT, falta no Brasil uma fiscalização mais eficiente da qualidade do asfalto de suas rodovias. Além disso, falta transparência de dados relativos à fiscalização do produto, no que se refere a suas especificações e sua distribuição.

Petrobras

Em nota, a Petrobras informa que produz e comercializa seus produtos asfálticos de acordo as especificações estabelecidas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Tais especificações foram estabelecidas na Resolução ANP nº 19 de 2005. 

"Cumpre esclarecer que certificados de qualidade do produto são fornecidos em todas as vendas de asfaltos realizadas pela Petrobras", diz o texto.

A empresa explica ainda que os insumos asfálticos são commodities e, portanto, sua precificação deve obedecer "à lógica aplicável a produtos dessa natureza quando comercializados em economias abertas, acompanhando os preços do mercado internacional. Portanto, os preços de venda dos produtos asfálticos da Petrobras para as distribuidoras refletem as variações do mercado internacional e da taxa de câmbio".

A empresa acrescenta que realiza reajustes com frequência trimestral, "o que pode ocasionar descasamento pontual, para cima ou para baixo, entre os preços no mercado internacional e os praticados no Brasil".

Por último, deve-se considerar que "os reais valores de importação, assim como as estimativas, variam de agente para agente, dependendo de características como, por exemplo, as relações comerciais, o acesso à infraestrutura logística e à escala"

Bolsonaro diz que governo quer aprovar outras reformas

1 hora 7 minutos atrás

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (23) que a aprovação do texto base da reforma da Previdência no Senado deu uma sinalização positiva para o mercado e que logo o governo vai partir para as outras reformas, como a tributária e a administrativa. “A que for mais fácil passar, as duas são importantes. A tributária sempre é complicada, há muito tempo se tenta e não se consegue. Acredito eu que a administrativa vai ser de menos difícil tramitação”, disse em entrevista à imprensa, durante sua viagem ao Japão.

Bolsonaro comemorou o placar de votação do texto da reforma da Previdência - 60 votos pela aprovação contra 19 - e agradeceu a articulação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O governo aguarda agora o término da votação dos destaques da matéria, previsto para esta quarta-feira. “[Devemos a reforma] ao parlamento brasileiro, a conscientização da maioria que essas reformas são necessárias para que o Brasil não corra risco econômico no futuro”, disse. “A economia está reagindo a essas ações do parlamento e elas foram muito bem-vindas”.

O presidente também explicou a decisão do seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), de abrir mão da indicação para a embaixada do Brasil em Washington para se dedicar à sua atuação no parlamento brasileiro. “A partir do momento que ele aceitou ser líder do partido [PSL], ele agora tem uma tremenda responsabilidade lá no Brasil […]. [Ele tem que ter] serenidade, tranquilidade, vai ter problema pela frente, é uma bancada grande, mas acho que ele tem capacidade, pela sua experiência, de bem conduzir o partido”.

Segundo Bolsonaro, a indicação de Eduardo Bolsonaro para ser embaixador do Brasil nos EUA não está descartada no futuro. “Quem sabe no futuro, pelo menos para o próximo ano não se discute esse assunto”, completou.

Viagem presidencial

O presidente está em viagem oficial de dez dias por cinco países da Ásia e Oriente Médio. No seu primeiro destino, o Japão, Bolsonaro participou, ontem (22), da cerimônia de ascensão ao trono do imperador japonês Naruhito, em Tóquio, e se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski.

Hoje, Bolsonaro se reuniu com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na busca por novos negócios com o país asiático. "É mais um passo para o acordo comercial entre Mercosul e Japão", disse o presidente. A exportação de carne brasileira e acordos em ciência e tecnologia também estão na pauta da reunião.

Bolsonaro também se encontrou com representantes da comunidade brasileira no Japão e com empresários japoneses. Mais de 200 mil brasileiros vivem no Japão, ficando atrás apenas das colônias brasileiras nos Estados Unidos e no Paraguai. Nesta noite, Bolsonaro também participa de um banquete oferecido pelo primeiro-ministro a todos os chefes de Estado presentes na entronização do imperador.

Amanhã (24), a comitiva presidencial partirá para a China, depois Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita.

Sarampo ataca funcionários e hospital suspende atendimento em Jaú

1 hora 25 minutos atrás

O Hospital Amaral Carvalho, na cidade de Jaú, no interior de São Paulo, suspendeu os atendimentos e procedimentos eletivos (não urgentes) depois de 23 funcionários apresentarem sintomas de sarampo. Na última segunda-feira (21) foi confirmado um caso, o que determinou pausa nos atendimentos pelo menos até o dia 28 de outubro.

De acordo com o hospital, até o momento nenhum paciente apresentou sintomas da doença. Os sintomas começaram a ser percebidos entre os funcionários na semana passada e até sexta-feira (18) já havia suspeita de 15 casos.

Segundo informações do hospital, os 23 funcionários foram afastados e estão recebendo acompanhamento médico. Além disso, foi feito o bloqueio vacinal em todos os que ainda não haviam tomado a vacina contra doença.

O Amaral Carvalho, que tem dois mil funcionários, é referência nacional em tratamento contra o câncer e o maior transplantador de medula óssea do Hemisfério Sul. Esse hospital atende mais de 70 mil pessoas vindas de todo o país.

STF retoma 2º dia de julgamento sobre prisão em segunda instância

1 hora 40 minutos atrás

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou na manhã de hoje (23) o julgamento sobre o cumprimento de pena após condenação em segunda instância da Justiça. Trata-se do segundo dia de julgamento, que teve início na semana passada.

Nesta quarta-feira, falam da tribuna do STF mais dois advogados interessados na causa e também o advogado-geral da União, André Mendonça, e o procurador-geral da República, Augusto Aras. Após o fim das sustentações orais, o relator do tema, ministro Marco Aurélio Mello, deve ser o primeiro a votar. Antes da sessão, ele disse que seu voto deve durar meia hora.

A Corte começou na semana passada a julgar definitivamente três ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) sobre o assunto, protocoladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PCdoB e pelo antigo PEN, atual Patriota.

A questão gira em torno de saber até onde vigora o princípio da presunção da inocência previsto na Constituição, se até a condenação em segunda grau ou somente após o trânsito em julgado, quando não cabem mais recursos em qualquer instância, inclusive nos Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou no próprio Supremo.

Entenda

O entendimento atual do Supremo Tribunal Federal permite a prisão após condenação em segunda instância, mesmo que ainda seja possível recorrer a instâncias superiores. No entanto, a OAB e os dois  partidos sustentam que o entendimento é inconstitucional e uma sentença criminal somente pode ser executada após o fim de todos os recursos possíveis.

A questão divide o Supremo, onde foi discutida ao menos quatro vezes desde 2016. Naquele ano, o plenário decidiu em caráter liminar (provisório) - nas ações que estão sendo julgadas - por 6 votos a 5, que a prisão em segunda instância poderia ocorrer.

De 2009 a 2016, prevaleceu o entendimento contrário, de modo que a sentença só poderia ser executada após o Supremo julgar os últimos recursos. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), uma mudança de entendimento pode ter impacto na situação de cerca de 4,9 mil presos que tiveram mandado de prisão expedido pela segunda instância.

Entre os possíveis beneficiados figuram condenados na Operação Lava Jato, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde 7 de abril do ano passado, na superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após ter sua condenação por corrupção e lavagem de dinheiro confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), no caso do tríplex do Guarujá (SP), além do ex-ministro José Dirceu e ex-executivos de empreiteiras.

Expectativa dos consumidores para inflação anual cai em outubro

2 horas 30 minutos atrás

Os consumidores esperam uma inflação de 4,9% para os próximos 12 meses. O índice divulgado hoje (23) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) recuou 0,8 ponto percentual em relação a outubro de 2018.

Segundo a FGV, o percentual ficou muito próximo do registrado em julho de 2007: 4,8%.

A pesquisa da FGV mostra que 43,2% dos consumidores acreditam que a inflação nos próximos 12 meses ficará entre 2,75% e 4,25%.

Ao mesmo tempo, 31,9% esperam um aumento nos preços acima dos 5,75%.

Quem tem renda familiar até R$ 2,1 mil acredita que a inflação será de 5,9% nos próximos 12 meses. Já os consumidores na faixa acima dos R$ 9,6 mil mensais esperam 4%.

Brasília sediará em novembro 1º Festival Afirmativo de Dança

2 horas 37 minutos atrás

O Serviço Social do Comércio no Distrito Federal (Sesc-DF) recebe até 8 de novembro inscrições para as oficinas do 1º Festival Afirmativo de Dança. Realizado em parceria com a Fundação Cultural Palmares, o evento será de 18 a 23 de novembro e tem como tema "O corpo negro em movimento". 

A oficina de Dança Contemporânea será ministrada pelo bailarino Rodrigo Leopolldo, do Balé Teatro Guaíra, e a de Passinho, por Marcelly Mello, conhecida no mundo do funk como "Celly IDD" (IDD é uma sigla que remete a "Imperatriz da Dança"). A seleção compreende entrevista por escrito e apresentação em vídeo.

"O passinho é escancaradamente contemporâneo, porque nasce nos anos 2000. É o mais contemporâneo possível. É uma linguagem brasileira, 100% nossa. Sofre uma criminalização, como o samba sofreu em seu momento, e a capoeira, em seu momento, que não coincidentemente foram difundidos pelo movimento negro e são de origem periférica. A gente sabe, então, que o ataque é ao coletivo. Não se pode permitir que [o passinho] seja abatido em decolagem", disse a idealizadora do festival e técnica de cultura do Sesc-DF, Aryane Sánchez.

Ela destaca que o tema da edição se justifica pela premência de se deslocar o negro da posição de subalternidade a que tem sido historicamente submetido. Essa subjugação, afirma Aryane, afasta os artistas de sua ancestralidade, tendo também ressoado nas escolas de dança.

"É a temática mais urgente para um país de maioria negra e um dos maiores países negros fora da África. A nossa educação em dança ainda é muito colonial, embranquecida, eurocêntrica", diz.

"Nesse festival, presenciando esses talentos, essas linguagens, não vai haver dúvida de que descendemos de reis e rainhas, de onde a gente vem, de onde vêm esses corpos. Tem uma frase que diz: Viemos de longe. Éramos reis e rainhas até essa interrupção, esse sequestro. Essa mancha que a gente ainda vive no dia a dia ainda impacta a liberdade criativa, mas também a propriedade intelectual como um todo. Por isso, é a questão mais urgente", acrescentou.

Segundo Aryane, outro cerceamento que persiste nos dias de hoje atinge dançarinos homens. O motivo, disse, é o fato de que parte da sociedade ainda rejeita modelos de masculinidade não heteronormativos, que permitem que o homem expresse sua sensibilidade livremente. O assunto será discutido no painel “Dança, Masculinidades e Negritude”, marcado para 18 de novembro.

"Muitas vezes o homem vai manifestar talento, ver algo que vai inspirá-lo, mas, na hora de expressar esse desejo para a família, não vai ser acolhido. Quando ele entra na dança é muito comum que ofereçam bolsas, formas de reter esse homem. Temos que dar a mão para o homem que quer dançar", afirma.

Confira a programação completa do festival:

De 18 a 23 de Novembro de 2019

Sesc Setor Comercial Sul Quadra 02, Bloco C. Edifício Presidente Dutra. Atrás da estação de metrô Galeria.

Classificação indicativa: livre 

Entrada gratuita

Mais informações: 61 3319 4414

18 a 23 de novembro, das 10 às 12h – Sala de Dança. Oficina de Dança Contemporânea, com Rodrigo Leopolldo (SP). Seleção de bolsistas pelo e-mail teatrosescsilviobarbato@gmail.com, até o dia 8 de novembro

18 a 23 de novembro, das 14 às 16h – Sala de Dança. Oficina de Passinho, com Celly IDD (RJ). Seleção de bolsistas pelo e-mail teatrosescsilviobarbato@gmail.com, até o dia 8 de novembro

18 de novembro, às 19h – Teatro Sesc Silvio Barbato. Painel “Dança, Masculinidades e Negritude”, com Rodrigo Leopolldo (SP), Guiga Preto (DF) e MC Dextape (CE). Mediação: Vinícius Dias (RJ). Encerramento com apresentação solo do bailarino Rodrigo Leopolldo (SP)

19 de novembro, às 19h - Teatro Sesc Silvio Barbato. Painel “Pretas em Cena”, com Celly IDD (RJ), Calila das Mercês (BA), Tainá Cary e Lídia Dallet (DF). Mediação: Jô Gomes (DF). Encerramento com apresentação solo das bailarinas Jô Gomes e Celly IDD (RJ)

20 de novembro, às 18h – Área Externa do Sesc SCS. Slam das 6 –  Edição Excelência Negra, com MC Dextape (CE), Rodrigo Leopolldo (SP), Celly IDD (RJ), Lídia Dallet, Cleudes Pessoa, Debrete, Haynna Jaciara e convidados. 

21 de novembro, às 19h - Teatro Sesc Silvio Barbato. Painel “O Olhar Negro por trás das lentes”, com Denise Camargo, Jéssi Barros, Profa. Edileuza Penha, Cleudes Pessoa e Marcus Azevedo. Mediação: Victor Hugo VH, com a exibição dos curtas  Negra Luz, Afronte e Mulheres de Barro, na presença de seus diretores. 

22 de novembro, às 19h – Teatro Sesc Silvio Barbato. Mostra de Solos do 1° Festival Afirmativo de Dança, com Celly IDD & Rodrigo Leopolldo. Participações de Jô Gomes (Danças Afro), Graduada Coral (capoeira) e Petrônio Paixão (Charme – Grupo Pegada Black). 

23 de novembro, das 15h às 17h – Sala de Dança. Aulão de Funk e Dança Contemporânea para crianças, com Celly IDD e Rodrigo Leopolldo. Inscrições gratuitas pelo e-mail: teatrosescsilviobarbato@gmail.com

23 de novembro, às 19h. Mostra Coreográfica do 1° Festival Afirmativo de Dança e entrega de certificados. Participação dos bailarinos Celly IDD e Rodrigo Leopolldo.

Multimedalhista Ana Marcela Cunha é ouro na maratona aquática nos JMM

2 horas 57 minutos atrás

A brasileira Ana Marcela Cunha acumulou hoje (23) mais uma medalha de ouro para sua coleção: ela venceu nesta manhã a maratona aquática (10 Km) em águas abertas, no Lago Guozhenghu,  em Wuhan, na China, sede dos Jogos Mundiais Militares (JMM). A baiana completou a prova em 2:06:08.5 , apenas dois décimos de segundos à frente da segunda colocada, a francesa Oceane Cassignol (2:06:08:7), que ficou com a prata. Outra francesa, Caroline Jouisse, levou o bronze, com a marca de 2:06:14.5.    

A brasileira vive um momento especial na carreira.  Ana  Marcela Cunha acabou de ganhar destaque na edição de 2020 do Livro dos Recordes, o Guinness Book, que começou a circular na noite de ontem no exterior. Ana Marcela entrou no Guinness Book este ano por ser a maior vencedora do Circuito Mundial da Fina (Federação Internacional de Natação) – antiga Copa do Mundo que há dois anos passou a ser intitulada Fina Marathon Swim Séries – na prova dos 10 km, com quatro vitórias.

Nesta temporada a brasileira conquistou cinco das sete provas do Fina Marathon Swim Séries. Também brilhou no Mundial de Esportes Aquáticos em Gwangju, na China, quando somou duas vitórias (provas de 5 Km e 25 Km) e assegurou presença nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Mais recentemente, a brasileira faturou o ouro no Pan-Americano de Lima, no Peru, e na primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia, em Doha, no Catar.

Maratona Masculina

Na maratona masculina de águas abertas, também de 10 Km, o brasileiro Alan do Carmo ficou com o bronze, ao chegar em terceiro lugar, com o tempo de 1:57:34.7.  O francês Axel Reymond ficou com o ouro ao completar o percurso em 1:57:26.2 e o russo Anton Evsikov (1:57:29:4) com a prata.

 

Coreia do Norte e EUA retomam diplomacia nuclear com apoio da Suécia

2 horas 57 minutos atrás

Um diplomata sueco declarou que seu país continua disposto a sediar reuniões a nível de trabalho entre Estados Unidos e Coreia do Norte sobre a desnuclearização de Pyongyang.

O enviado especial da Suécia para a Península Coreana, Kent Härstedt, fez o comentário durante uma coletiva de imprensa quarta-feira (23) em Seul.

Com relação as reuniões realizadas em Estocolmo em 5 de outubro, Härstedt declarou que o diálogo se prolongou mais que inicialmente planejado e ofereceu uma boa oportunidade de ambos ouvirem um ao outro.

Ao ser perguntado sobre a possibilidade de um novo encontro ainda este ano, o enviado respondeu ter esperança de sua realização. Declarou ainda que nenhum dos lados disse querer dar fim às negociações.

 

Papa diz que diálogo é a solução para a crise no Chile

3 horas 16 minutos atrás

O papa Francisco disse, nesta quarta-feira (23), que acompanha com preocupação os protestos que ocorrem no Chile. "Faço votos de que, colocando fim às manifestações violentas, por meio do diálogo, os diferentes setores chilenos trabalhem para encontrar soluções, pelo bem de toda a população", disse o Papa ao final da audiência geral.

A audiência geral ocorreu nesta manhã,  na Praça São Pedro, quando o pontífice dirigiu-se a milhares de peregrinos e fiéis, provenientes de diversas partes do mundo.

Protestos

Os protestos no Chile começaram na sexta-feira (18) depois do aumento do preço das passagens do metrô de Santiago – medida já suspensa pelo governo. Desde então, a população incluiu outras demandas sociais nas manifestações. Até o momento, 15 pessoas morreram. Por quatro noites consecutivas, as Forças Armadas decretaram toque de recolher.

Na noite de terça-feira (22), o presidente Sebastián Piñera fez um pronunciamento à nação para anunciar um pacote de medidas para melhorar a qualidade de vida da população e reconhecer a falta de visão.
“Diante das necessidades legítimas e das demandas sociais dos cidadãos, recebemos com humildade e clareza a mensagem que os chilenos nos deram”, afirmou o presidente Piñera em cadeia nacional.

Já no sábado (19), os bispos chilenos divulgaram declaração afirmando que a liderança no país deve “compreender o profundo mal-estar das pessoas e das famílias, atingidas por medidas iníquas e decisões arbitrárias que dizem respeito à vida delas de cada dia e por práticas diárias que consideram abusivas, porque atingem sobretudo os grupos mais vulneráveis”.

Flamengo busca quebrar jejum de 38 anos

3 horas 44 minutos atrás

O Flamengo recebe o Grêmio no estádio do Maracanã nesta quarta (23), a partir das 21h30 (horário de Brasília), em jogo que definirá um dos finalistas da Copa Libertadores da América. Caso a equipe rubro-negra chegue à decisão, vai quebrar um tabu de 38 anos. Ou seja, desde 1981 os cariocas não decidem um título da competição. Naquela ocasião, os flamenguistas conquistaram a sua única Libertadores da história, superando na final o Cobreloa (Chile).

O time titular deverá ser basicamente o que venceu o Fluminense no último domingo por 2 a 0. A dúvida fica por conta de dois possíveis retornos, o lateral Rafinha e o meia Arrascaeta. Os dois estão se recuperando de lesão.

O mais provável é que Rafinha inicie a partida. O jogador passou por uma cirurgia, há uma semana, após sofrer uma fratura no aro zigomático, o osso da bochecha. O jogador voltou aos treinamentos na última quinta e vem mostrando recuperação.

A condição física de Arrascaeta é mais delicada, o atleta passou por uma artroscopia no joelho, há 17 dias, para corrigir o ligamento colateral medial. A tendência é que o uruguaio fique à disposição no banco de reservas. A dupla será reavaliada momentos antes do início da partida.

Em caso de impossibilidade do lateral, Rodinei que o substituiu bem na última rodada do Brasileiro, deve começar jogando. Já Vitinho deve ser mantido como titular na vaga de Arrascaeta.

Possível time

O técnico do Flamengo, o português Jorge Jesus, deve iniciar a partida com: Diego Alves; Rafinha (Rodinei), Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gérson e Everton Ribeiro; Vitinho (Arrascaeta), Bruno Henrique e Gabigol.

O jogo de ida, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, terminou em empate de 1 a 1. Para a equipe rubro-negra avançar à próxima fase terá que vencer ou empatar em 0 a 0. Se o jogo encerrar com o placar de 1 a 1, se classifica quem bater melhor os pênaltis.

Prejuízos causados pelo Tufão Hagibis no Japão continuam a subir

4 horas 30 minutos atrás

O governo japonês informa que os danos causados pelo Tufão Hagibis às indústrias agropecuária, silvícola e pesqueira ultrapassaram o valor aproximado de US$ 810 milhões.

Segundo autoridades do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca, esse total cobre os prejuízos financeiros declarados em 37 províncias até a manhã desta quarta-feira (23).

Danos a instalações agropecuárias, como reservatórios e sistemas de irrigação chegam a cerca de US$ 320 milhões. Esses prejuízos foram declarados em mais de 6 mil locais.

O valor referente a plantações de arroz, maçãs e outros produtos agrícolas atinge cerca de US$ 75 milhões.

Estradas florestais, madeireiras e outras instalações silvícolas tiveram estragos de cerca de US$ 195 milhões.

Danos a portos e outras instalações da indústria pesqueira ficaram em cerca de US$ 80 milhões.

Acredita-se que o valor total dos danos aumente, já que ainda não foram coletados todos os dados relevantes, principalmente aqueles referentes a áreas fortemente afetadas pelo transbordamento de rios.

As autoridades do ministério planejam medidas de apoio a agricultores e outras pessoas afetadas pelo tufão.

*Emissora pública de televisão do Japão

PF investiga grupo de empresas que fraudava licitações da Petrobras

4 horas 34 minutos atrás

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (23) a 67ª fase da Operação Lava Jato, denominada Tango & Cash. Para investigar um grupo de empresas que se juntaram em uma espécie de “clube” para vencer fraudulentamente licitações de grandes contratos com a Petrobras. A partir de 2006, segundo a PF, o clube chegou a ser composto por 16 grupos empresariais.

“A fim de dar aparência de licitude ao pagamento de propinas, o grupo empresarial investigado repassava valores via empresas offshore a ex-diretores e ex-gerentes da Petrobras, mediante a celebração de contratos fraudulentos de assessoria/consultoria. Um dos ex-diretores da estatal recebeu, entre 2008 e 2013, US$ 9,4 milhões, percebendo parcelas de propina mesmo depois de ter deixado o quadro da empresa em 2012”, diz a PF.

Policiais Federais cumprem 23 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e Paraná. A Justiça determinou também o bloqueio de ativos financeiros dos investigados no valor aproximado de R$ 1.7 bilhão.

De acordo com as investigações, suspeita-se de que propinas pagas em obras pela empresa envolvida nessa fase seria de 2% do valor de cada contrato, o que pode ter gerado o pagamento de R$ 60 milhões em propina.

Os mandados judiciais foram expedidos pela 13ª. Vara Federal de Curitiba e objetivam a apuração de crimes de corrupção ativa e passiva, além de lavagem de capitais.

Segundo a PF, o nome da operação, Tango & Cash, faz referência aos valores de pagamento das propinas e ao fato de que a empresa envolvida na investigação pertencer a um grupo ítalo-argentino.

Presidente do Conselho Europeu vai recomendar novo adiamento do Brexit

4 horas 50 minutos atrás

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, declarou que vai  recomendar à União Europeia (UE) que aceite o pedido do Reino Unido de adiar a data para a saída do bloco. Para ele, a decisão visa a evitar um Brexit sem acordo.

Anteriormente, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson havia decidido interromper os debates quanto à legislação do Brexit na Câmara dos Comuns, até que a UE decida como irá responder ao pedido.

Johnson tomou a decisão depois de os legisladores rejeitarem o cronograma do governo, de três dias, para examinar a legislação do Brexit. Isso faz com que sua aprovação, até o fim do mês, seja extremamente difícil.

Uma decisão unânime da União Europeia é necessária para a prorrogação do prazo para o Brexit. As atenções agora se voltam para a decisão do bloco, de aceitar ou não a extensão do prazo e por quanto tempo.

Segundo a imprensa britânica, Johnson vai apoiar a realização de eleições gerais, caso o prazo seja estendido até o fim de janeiro. Ele visaria a ganhar maioria no Parlamento e assim liderar o processo de saída da UE.

*Emissora pública de televisão do Japão

Chuvas matam pelo menos duas pessoas na Catalunha

4 horas 53 minutos atrás

Pelo menos duas pessoas morreram e duas estão desaparecidas na Catalunha, comunidade autônoma da Espanha, devido aos efeitos de um forte temporal. Chuvas torrenciais caíram sobre a região, onde vários rios transbordaram.

As equipes de socorro encontraram hoje (23) o corpo de uma pessoa numa praia. O corpo foi descoberto na praia de Caldes d’Estrac, próximo a Arenys de Mar, depois de arrastado pelo rio de Arenys de Munt, na província de Barcelona.

Em Hospitalet de Llobregat, foi encontrado mais um cadáver. Era de um homem de 52 anos, vítima do mau tempo reinante na Espanha.

Turquia diz que não há necessidade de novas operações militares

5 horas 15 minutos atrás

A Turquia afirmou que, no momento, não há necessidade de realizar novas operações militares para retirar as forças curdas do norte da Síria, ao longo da fronteira com o país.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa, depois de o governo ter fechado um acordo com a Rússia para cooperar na retirada de combatentes da região.

Nessa terça-feira (22), Turquia e Rússia concordaram que a polícia militar russa e os guardas fronteiriços do presidente sírio Bashar Al Assad entrariam em uma região fora do campo de operação turco, a partir do meio-dia de hoje (23).

De acordo com os dois lados, o objetivo é trabalhar visando a retirar forças curdas da região fronteiriça no período de 150 horas.

Os dois países vão fazer patrulhas conjuntas em área de dez quilômetros da fronteira.

*Emissora pública de televisão do Japão

Caminhão é encontrado no Reino Unido com 39 pessoas mortas

5 horas 24 minutos atrás

Trinta e nove pessoas foram encontradas mortas dentro de um contêiner em um caminhão no parque industrial de Essex, no Reino Unido. O motorista, um homem de 25 anos da Irlanda do Norte, foi detido por suspeitas de homicídio.

O veículo teria saído da Bulgária e entrado em território britânico no sábado (19).

"É um trágico incidente, em que um grande número de pessoas perdeu a vida", afirmou o superintendente-chefe da polícia de Essex, Andrew Mariner. "A nossa investigação vai tentar descobrir o que aconteceu".

As autoridades estão tentando identificar as vítimas, um processo, dizem, que será demorado.

"Pensamos que o caminhão é da Bulgária e entrou em nosso país,em Holyhead, no sábado", disse Mariner. "Estamos trabalhando na investigação. O motorista do caminhão foi detido pela ligação ao incidente e está sob custódia da polícia, enquanto a é feita".

Um cordão policial foi instalado no Parque Industrial Waterglade, em Thurrock, que permanece fechado.

Numa primeira reação, o primeiro-minsitro britânico, que está a acompanhar a situação, afirmou que os seus "pensamentos estão em todos os que perderam a vida" e em seus familiares.

Em comunicado, a polícia de Essex esclarece que foram chamados por "colegas do serviço de ambulâncias pouco depois da 1h40 da manhã", após a descoberta de um caminhão com "pessoas em seu interior no parque industrial de Waterglade", em Grays.

Os serviços de emergência foram para o local ma,  "infelizmente, 39 pessoas foram encontradas mortas no local". Entra as vítimas estão 38 adultos e um jovem.
 

*Emissora pública de televisão de Portugal

Conselho da OEA faz reunião para analisar situação na Bolívia

6 horas 31 minutos atrás

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) realiza reunião extraordinária nesta quarta-feira (23), em Washington, para analisar a situação da Bolívia, a pedido das missões permanentes do Brasil, Canadá, da Colômbia, Costa Rica, dos Estados Unidos e da Venezuela.

Os resultados parciais das eleições gerais na Bolívia geraram incerteza e tensão no país após a interrupção da contagem que estava dando vitória ao presidente Evo Morales.  De acordo com os resultados parciais, com 83,7% dos votos contados, Morales - à frente do Partido para o Movimento Socialismo (MAS) - liderava o pleito no momento da interrupção com 45,28% dos votos, contra 38,16% de Carlos Mesa. Este, que governou a Bolívia entre 2003 e 2005, concorre pela aliança do centro de Ciudadana (CC).

A reunião será transmitida ao vivo - com interpretação em espanhol, inglês, francês e português - no site da OEA e na página da OEA no Facebook.

Páginas