Projeto investe em turismo para inspirar literatura entre jovens

01:54 Cultura, Notícias 10/08/2014 - 18h43 Rio de Janeiro Embed

Nanna Pôssa

Um projeto social aposta em viagens e literatura para ampliar o olhar de jovens de favelas. As novas turmas do curso "Turista Aprendiz" começam nesta terça-feira (12) no Complexo do Alemão e na quarta-feira (13) na Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro. São 50 alunos que vão durante quatro meses realizar leituras e passear pelo Rio para produzirem textos sobre sobre a cidade. São previstas também três viagens a lugares históricos do estado.

 

A coordenadora do projeto, Maria Pereira, explica que o projeto foi inspirado no livro "Turista Aprendiz", lançado por Mário de Andrade e tem como objetivo ampliar o repertório cultural de jovens de comunidades pacificadas. As aulas são ministradas por escritores, com experiência em Literatura ou Ciências Sociais. No primeiro semestre, o curso foi oferecido para moradores da Rocinha e de Manguinhos. Ainda neste mês a produção dos jovens deve ser lançada em uma revista digital. A coordenadora do projeto, Maria Pereira, diz que a poesia estará presente.


Em janeiro, 20 alunos selecionados pelo projeto irão viajar pelas região Norte, Nordeste e Centro-Oeste e vão escrever um livro sobre suas impressões do Brasil. A iniciativa faz parte do projeto Favela Criativa, que está investindo R$ 14 milhões.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique