Canção We Are The World em prol da África completa 30 anos

Publicado em 28/01/2015 - 07:30 Por Apresentação Márcia Dias - Brasília

A música em defesa da vida.  Assim poderia ser entendida a canção WE ARE THE WOLRD, ou “Nós somos o mundo”, em português, que hoje completa trinta anos, e continua como um dos títulos mais vendidos de todos os tempos. Composta por Michael Jackson e Lionel Richie, gravada por quarenta e quatro dos maiores nomes da música norte-americana essa canção fez parte do projeto que arrecadou fundos para o combate à fome e doenças na África.

 

Michael Jackson e Lionel Richie se Inspiraram em um festival organizado pelo músico irlandês Bob Geldof, que reuniu dezenas de astros da música mundial, em 1984, e arrecadou dinheiro para os famintos da Etiópia. Entre os cantores que gravaram a música estão: Tina Turner, Billy Joel, Bob Dylan, Cyndi Lauper, Ray Charles e Stevie Wonder.

 

Em três meses, atingiu o primeiro lugar na parada de sucessos dos Estados Unidos. Só lá, foram vendidas sete milhões de cópias. A maior parte do dinheiro arrecadado na empreitada foi enviada para países da África, especialmente para a Etiópia; onde muita gente morria de fome.

 

Alguns críticos da ação alegam que o dinheiro foi entregue aos governos, muitos dos quais comandados por ditadores, em vez de entregar diretamente a população necessitada e por isso ocorreram desvios.

 

O projeto não ficou só no WE ARE THE WOLRD. Outro evento beneficente, o Hands Across América reuniu cerca de sete milhões de pessoas que de mãos dadas fizeram uma corrente humana durante quinze minutos, num caminho que se espalhava pelos Estados Unidos.

 

Para ingressar na fila, os participantes tinham que pagar dez dólares. O dinheiro arrecadado também foi usado no combate a fome e na construção de moradias na África. As duas iniciativas WE ARE THE WOLRD e HANDS ACROSS AMÉRICA arrecadaram juntas cerca de cem milhões de dólares.

 

História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo