Aprenda como criar uma rádio web

Publicado em 11/02/2015 - 11:34 Por Apresentação Anderson Galvão e Ana Elisa Santana - Brasília

O programa Ponto Com Ponto Br, da Rádio Nacional de Brasília, deu dicas para quem quer criar sua própria rádio na Internet. Confira a entrevista na íntegra com o editor de tecnologia do Portal EBC, Leyberson Pedrosa, que explicou passo a passo para montar uma rádio web.


O primeiro passo, de acordo com o editor, é ter um projeto, traçar o que você quer fazer na rádio. Questões como será ao vivo, gravado, ou os dois. “Não adianta querer fazer algo que suas pernas não alcancem”, disse Pedrosa.


É importante também que a pessoa possua um computador, um microfone e um fone de ouvido. Na internet você terá que escolher o servidor de rádio web. “São esses sites/computadores que retransmitirão o seu programa para muitas pessoas. Tem servidor pago, gratuitos e aqueles considerados livres ou seja, que buscam promover o direito à comunicação.” O editor deu três dicas de sites e servidores voltados para projetos sociais e sem fins lucrativos: giss.tv, radiolivre.org e dissonante.org.


Nesses sites, existem tutoriais e indicações do programa que você vai instalar no seu computador para se conectar com esse servidor e transmitir os dados de áudio do seu microfone.


Feito isso, é a hora de transmitir seu programa, no horário definido e divulgar o link do player pelas redes sociais.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo