Programação especial celebra o Dia do Índio em todo país

01:33 Cultura, Notícias 19/04/2015 - 08h46 Brasília Embed

Polyane Marques

O Dia do Índio é comemorado neste domingo. A data foi instituída pelo Presidente Getúlio Vargas, em 1943, após o Primeiro Congresso Interamericano, que aconteceu em 1940, no México.

 

Para comemorar o dia, cidades de todo o país vão ter uma programação especial.

 

No Rio de Janeiro, o Museu do Índio da Funai tem uma série de atividades dedicadas à data. Entre elas, histórias da etnia Guarani contadas por grupos de teatro, exibição de filmes dirigidos por índios, oficina de linguagem Guarani, além de exibições de fotografias.

 

Em São Paulo, a cidade de Bertioga realiza até domingo o Festival de Cultura Indígena, com apresentações de música, esporte, dança e culinária indígena, e a participação de etnias.

 

Em Brasília, o Memorial dos Povos Indígenas promove a partir deste domingo oficinas de artesanato, linguística, dança e pintura e apresentações de diversas tribos. Alunos indígenas da Universidade de Brasília vão coordenar uma roda de conversa sobre preconceitos na cultura, saúde e educação.

 

Em Minas Gerais, a capital Belo Horizonte recebe a exposição “Os filhos da Terra”. A exposição pretende estimular o visitante a refletir sobre a cultura indígena e a contribuição para a formação da sociedade brasileira. O evento vai até o dia 27 de junho na Casa de Leitura Lya Botelho.