William Shakespeare faleceu há 399 anos

02:10 Cultura, Programetes 23/04/2015 - 07h30 Brasília Embed

Apresentação Dilson Santa Fé

Há 399 anos morreu William Shakespeare, considerado o escritor mais importante em língua inglesa e um dos mais célebres da literatura universal. Ele nasceu em Strattford-upon-Avon, a pouco mais de 160 quilômetros de Londres, na Inglaterra. Conhecidas em todo o mundo, as obras de William Shakespeare têm sido interpretadas incontáveis vezes por mais de 4 séculos.

 

Os primeiros anos de vida de Shakespeare foram pouco documentados, o que só aumentam as especulações em torno da infância e da formação dele. A vida pessoal de William Shakespeare ainda é um mistério. Os historiadores possuem apenas um esboço básico sobre o dramaturgo inglês.

 

William Shakespeare se casou com Anne Hathaway. Ele tinha 18 anos e ela 26. Tiveram 3 filhos, duas meninas e um menino. O garoto morreu de causas desconhecidas, aos 11 anos. Já consagrado como ator, diretor e dramaturgo, Shakespeare conseguiu fortuna e proporcionou uma vida confortável para a família. Ele morava e trabalhava em Londres e, na época da quaresma, quando os teatros estavam fechados, costumava voltar para casa, em sua cidade natal, distante a uns quatro dias à cavalo.

 

Depois dos anos 1600, Shakespeare escreveu tragédias como Hamlet, Rei Lear, Otelo e Macbeth, em que os personagens apresentam características do temperamento humano que são atemporais e universais. Talvez uma das peças mais conhecidas de Shakespeare seja Hamlet, por explorar a traição, a vingança, o incesto e a falta de moral.


Anos mais tarde, Shakespeare morreu de causas desconhecidas, na cidade onde nasceu, aos 52 anos. No testamento, Shakespeare deixou a maior parte do patrimônio para a filha mais velha.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique