Festival debate protagonismo da mulher negra no cinema

02:11 Cultura, Notícias 20/07/2015 - 12h39 Brasília Embed

Ana Lúcia Caldas

O Festival Latinidades, acontece em Brasília para comemorar o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, que é celebrado em 25 de julho.


Neste ano, o festival começa na quarta-feira, dia 22, e vai até domingo, dia 26, no Cine Brasília com o tema o Cinema Negro. A ideia é debater o protagonismo e a representação das mulheres negras em filmes.

 

Para divulgar evento foi feito um anúncio oferecia uma vaga para uma atriz negra para o papel de empregada. Quando a interessada ligava ouvia a seguinte gravação.

 

Sonora ligar : ”Alô, o anúncio que você ouviu é fictício e faz parte da campanha do Festival Latinidades. Se você teve interesse pelo papel, gostaríamos de te convidar para o festival, um evento que vai discutir o papel da mulher negra no cinema e na sociedade. Se você achou isso um absurdo, junte-se a nós. “

 

A coordenadora de atividades formativas, Bruna Pereira, explica o objetivo da ação:

 

Sonora: “A gente fez uma campanha para justamente trabalhar a representação social das mulheres negras e da forma como somos hegemonicamente no cinema, que é como empregadas ou escravas. A idéia foi trabalhar a partir desta imagem para questioná-la.”

 

Segundo Bruna, o Latinidades quer debater também o papel da mulher negra em outras funçõe no cinema, como diretora e roteirista , por exemplo. A extensa programação conta com convidadas de outros países.

 

Sonora: “Nós temos gente da França, da Colômbia, dos Estados Unidos e de Cuba. Um dos destaques do festival que diferencia de outros eventos é a existência de mesas de debate. Também teremos sessões de filmes, uma conferência, shows e muitas atividades artísticas. “

 

Toda a programação do festival está disponível no site www.afrolatinas.com.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique