Vila de Paranapiacaba concorre ao título de patrimônio da humanidade

01:32 Cultura, Notícias 06/07/2015 - 12h15 São Paulo Embed

Magda Calipo

A Vila de Paranapiacaba, há 50 quilômetros da capital paulista, está sendo restaurada. O local integra a lista indicativa brasileira de patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e recebeu incentivo do Programa de Aceleração do Crescimento-Cidades Históricas para que 250 imóveis sejam restaurados.

 

A vila é um distrito do município de Santo André, no estado de São Paulo. Com características inglesas, foi criada em 1860 com a instalação de um acampamento de trabalhadores para a construção da primeira ferrovia do estado de São Paulo, que ligou o Porto de Santos ao interior. A ferrovia começou a funcionar em fevereiro de 1867, o que deu grande impulso para a economia da região. O café, que era transportado no lombo de burros, passou a chegar mais rápido e com menos perdas por meio dos trens.

 

Atualmente a biblioteca, a garagem das locomotivas, os galpões das oficinas de manutenção e o almoxarifado da antiga ferrovia estão em obras. A previsão é que a restauração dos imóveis, prevista para terminar em três anos, comece neste segundo semestre, de acordo com o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio. 

 

Para que a vila receba o título efetivo de patrimônio da humanidade, é necessário que o local esteja íntegro e original.

 

Leia mais na Agência Brasil

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique