História Hoje: Ringo Starr estreava nos Beatles há 53 anos

02:45 Cultura, Programetes 18/08/2015 - 07h30 Brasília Embed

Apresentação Carmen Lúcia

Em 18 de agosto de 1962, Ringo Starr estreava como baterista dos Beatles. O show foi no Hulme Hall, em Birkenhead, no Reino Unido.

 

A partir de então, a banda histórica de rock de Liverpool, cidade do interior da Inglaterra, era constituída definitivamente por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr.

 

Os garotos de Liverpool ou o Quarteto Fantástico, como eram chamados, obtiveram fama, popularidade e notoriedade até hoje inéditas.

 

Com mais de um bilhão de álbuns vendidos no mundo, e com 27 canções em primeiro lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos, além de conseguir ocupar os cinco primeiros lugares em meados de 1964, números recordes até hoje, os Beatles se tornaram a banda de maior sucesso e de maior influência do século XX.

 

Ringo Starr brilhou como músico, cantor, compositor e ator. Compôs duas músicas como integrante da banda: Don't Pass Me By, para o Álbum Branco e Octopus's Garden para o álbum Abbey Road e mais quatro músicas em co-autoria com os outros beatles.

 

Além de baterista, Starr foi intérprete de canções de sucesso dos Beatles. O maior deles foi Yellow Submarine do álbum Revolver e With a Little Help From My Friends do álbum Sargent Pepper's.

 

Quando a banda foi formada em 1960, Starr era membro de outro grupo de Liverpool e entrou para substituir Pete Best que havia sido demitido.

 

Ringo Starr já conhecia os Beatles desde as temporadas em Hamburgo, na Alemanha. Ele foi o último a entrar para a banda e deu o toque final e personalidade ao grupo.

 

Conhecido pelo estilo seguro de tocar e pelos toques de originalidade, em 2011, Starr foi eleito o 4º maior baterista de todos os tempos pela revista Rolling Stone.

 

O apelido Ringo surgiu por causa dos anéis que ele gostava de usar (ring quer dizer anel em inglês). Em entrevista, ele disse que, por ter temperamento calmo exercia papel de mediador das brigas entre os integrantes do quarteto. Após a dissolução dos Beatles em 1970, Starr lançou-se em uma carreira solo.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique