Diretora Anna Muylaert comenta filme Que Horas Ela Volta?

Publicado em 02/10/2015 - 09:45 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

O filme Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaerte, conta a história de Val, que se torna babá de Fabinho, em São Paulo, depois de sair de Pernambuco, onde deixa a filha pequena, Jéssica.

 

Quando a menina cresce, vai para a capital paulista prestar vestibular e começa a questionar a forma com sua mãe é tratada pelos patrões Bárbara e Carlos.

 

Que Horas Ela Volta? recebeu prêmios no Festival de Berlim, na Alemanha, e de Sundance, nos Estados Unidos, com destaque para as atuações de Regina Casé e Camila Márdila. O filme é o representante do Brasil para disputar uma vaga no Oscar 2016.

 

A diretora Anna Muylaert conta que se inspirou na maternidade. Para ela, não se pode terceirizar o papel de mãe.


Sonora: “Como eu tive filho, o meu chamado à maternidade foi muito grande. Eu sentia que aquele trabalho era muito importante e, ao mesmo tempo, em volta de mim, as pessoas estavam dando os filhos para suas babás. Eu comecei a questionar essa ideia do afeto por aluguel. A figura da babá traz toda a questão de segregacionismo social, de abismo social. Foi um monte de assunto que entrou.“


Não é à toa que em diversos países o filme tem o título de "segunda mãe".

 

De acordo com a cineasta, ele provoca reflexão e debate:

 

Sonora: "O filme foi lançado em dez países, ele faz muito sucesso, as pessoas debatem e gostam.  Agora no Brasil é diferente, porque, além de ser um filme, ele é um espelho, então realmente ele causa comoção, debate, causa autoreflexão, autocritica."
 

Anna Muylaert é destaque em um meio onde os homens são a maioria. E ela acredita que conseguir uma vaga na premiação norte-americana vai representar muito para o cinema nacional e para as mulheres.


Sonora: “A gente vai partir para o trabalho para tentar conseguir uma das cinco vagas finalista e será um passo grande para o cinema brasileiro e para diretoras mulheres também.”

 

A relação final dos indicados ao Oscar só vai ser conhecida em janeiro de 2016 . Até lá, é cruzar os dedos e torcer por Que Horas Ela Volta?

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo