História Hoje: Autor da melodia do Hino Nacional morria há 150 anos

02:20 Cultura, Programetes 18/12/2015 - 07h30 Brasília Embed

Apresentação Salete Sobreira

Há 150 anos morria o maestro e compositor Francisco Manuel da Silva, autor da melodia do Hino Nacional Brasileiro.

 

Francisco Manuel da Silva nasceu no Rio de Janeiro no dia 21 de fevereiro de 1795. Começou a estudar música ainda menino, com o padre José Maurício Nunes Garcia.

 

Aos dez anos de idade começou a estudar violoncelo. Tinha grande paixão pela música. Ainda na juventude, em 1809, foi fazer parte do Coro da Capela Real da Cidade do Rio de Janeiro. Anos mais tarde assumiu a regência do Teatro Lírico Fluminense.

 

Por sua formação acadêmica e competência exerceu grande influência na vida musical da corte, no período compreendido entre a morte do Padre José Maurício e a ascensão de Carlos Gomes.

 

Foi um dos fundadores da Imperial Academia de Música e da Ópera Nacional. Em 1833 fundou a Sociedade de Beneficência Musical, da qual foi eleito presidente e que funcionou até 1890.

 

Francisco Manoel da Silva se dedicava a música em tempo integral, ora como compositor e músico, ora como professor.

 

Como trabalhador incansável em prol da cultura também fundou o Conservatório de Música, embrião do Instituto Nacional de Música, que deu origem à Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

O compositor deixou várias obras, espalhadas em arquivos cariocas, mineiros e paulistas, abrangendo música sacra, modinhas e lundus. Sua maior contribuição musical para o povo brasileiro foi a composição da melodia do Hino Nacional.

 

Francisco Manoel da Silva morreu quarenta anos antes da letra do hino ser escrita por Joaquim Osório Duque Estrada. Foi nomeado Patrono da Cadeira número sete da Academia Brasileira de Música.

 

Morreu no Rio de Janeiro em 1865.

 

História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique