Filme de animação brasileiro concorre ao Oscar

Publicado em 14/01/2016 - 20:50 Por Katiana Rabêlo - Brasília

A animação "O Menino e o Mundo", do diretor paulista Alê Abreu, vai representar o Brasil no Oscar 2016. O filme concorre na categoria de melhor longa de animação, junto com "Divertidamente", o mais cogitado ao prêmio.

 

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nessa quinta-feira a lista completa dos indicados ao Oscar.

 

O longa "O Menino e o Mundo" trata da história de uma criança em busca de seu pai, que sai de casa para a cidade grande a procura de emprego. O filme foge de grandes pirotecnias modernas.

 

O próprio personagem principal, o menino, é feito de rabiscos em 2D. As técnicas utilizadas incluem colagem e traços com giz de cera. O filme mostra, pelos olhos da criança, uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

 

O diretor Alê Abreu estreou no cinema com a animação "Garoto Cósmico", lançada em 2007. O filme "O Menino e o Mundo" venceu, em 2014, o Festival Internacional de Animação de Annecy, na França, levando os prêmios de Cristal de melhor filme e Cristal de prêmio do público. Ao ser indicado ao Oscar, o longa desbancou filmes como O Bom Dinossauro, Home e Minions.

 

O drama "O Regresso", protagonizado por Leonardo DiCaprio (que concorre na categoria de Melhor Ator pela sexta vez), é o líder de indicações, concorrendo a 12 estatuetas, seguido pelo filme de ação "Mad Max" concorrendo a 10 estatuetas. A festa do Oscar vai ser em Los Angeles, na Califórnia, no dia 28 de fevereiro.

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo