Carnaval de Manaus declara campeãs duas escolas de samba

Publicado em 08/02/2016 - 20:37 Por Bianca Paiva - Brasília

Duas escolas de samba foram declaradas campeãs do grupo especial de Manaus, no Amazonas: Reino Unido da Liberdade e Mocidade Independente de Aparecida.

 

As escolas empataram e levantaram juntas a taça do primeiro lugar. A apuração das notas ocorreu nesta segunda-feira no sambódromo da capital amazonense.

 

Esse é o vigésimo segundo título da Aparecida, que também venceu no ano passado. Agora, segundo o presidente Luiz Pacheco, a agremiação torce pela escola de samba Portela, do Rio de Janeiro, que foi tema da Aparecida.

 

Sonora: “A emoção é tanta que agora, se caso quarta-feira no Rio de Janeiro a Portela for campeã, ela vai empatar, mas aí ela tem que correr atrás agora da Aparecida, que é vigésimo segundo título. E ela (Portela) só tem 21 ainda”.

 

O presidente da Aparecida anunciou que em 2017 o enredo da escola vai abordar os 300 anos de aparição de Nossa Senhora Aparecida.

 

Neilo Batista, da Diretoria da Reino Unido da Liberdade, considerou justa a vitórias das duas escolas. 

 

Sonora: “Dois campeões fortes que entraram para ganhar e a Reino Unido Graças a Deus não foi injustiçada dessa vez. Mereceu ganhar o campeonato, mereceu ganhar esse desfile porque mostrou que a comunidade é forte e que representa o carnaval amazonense."

 

A Reino Unido da Liberdade levou ao sambódromo o tema  "Na arte de se comunicar, vem meu Reino encantar" , em que abordou a evolução da comunicação no mundo.

 

A comemoração pelo segundo lugar também foi dupla. As escolas Unidos da Alvorada e Grande Família empataram.

 

A Primos da Ilha foi rebaixada para o grupo de acesso A. Já a vencedora dessa categoria, a Vila da Barra, subiu para o grupo especial.

 

Ao todo, oito escolas desfilaram pelo grupo especial da capital amazonense.

 

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo