Conheça a história de Aracy Guimarães Rosa

Publicado em 15/03/2016 - 10:58 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília

Muitas pessoas não conhecem a história da brasileira Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa, a Rosa de Hamburgo. Com a ajuda dela, dezenas de judeus sobreviveram a perseguição feita por Adolf Hitler, na Alemanha.

 

Sophia Tess conta um dos episódios de coragem vividos por sua bisavó, que, como funcionária do consulado Brasileiro, em Hamburgo, conseguiu embarcar vários judeus ao Brasil durante o governo Getúlio Vargas. Na época, era proibido que os judeus entrassem no país. Aracy levava documentos para o diplomata assinar e no meio colocava os vistos de pessoas que pediam ajuda.

 

Foi também no consulado que encontrou João Guimarães Rosa, e se tornou a segunda mulher do escritor, autor de livros como Grande Sertão: Veredas . Ele era cônsul-adjunto e os dois eram desquitados.

 

Aracy nasceu no Paraná. Cedo foi para São Paulo. Em 1934, aos 26 anos, separada e com um filho de 4, Eduardo Tess, deixou o Brasil e foi morar na Europa. Eduardo conta que nunca percebeu a ajuda que sua mãe dava aos judeus.

 

Aracy teve o nome escrito no Jardim dos Justos entre as Nações, no Museu do Holocausto, em Israel.

 

Segundo Eduardo Tess, não se tem um número preciso dos judeus que a mãe protegeu.

 

Uma das pessoas que ela ajudou , Maria Margareth Bertel Levy, conviveu com Aracy até seus últimos dias. Elas se tornaram grandes amigas.

 

Aracy morreu em 2011, aos 102 anos. A história de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa está registrada em livros e em um documentário. Uma vida que vale a pena ser conhecida.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo