História Hoje: Autor de Escrava Isaura morria há 132 anos

Publicado em 10/03/2016 - 07:30 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Há 132 anos morreu um dos maiores escritores brasilieros: Bernardo Guimarães. Ele se destacou entre os escritores do romantismo por causa da abordagem do tema escravidão.

 

O livro "A Escrava Isaura" representa um marco na literatura abolicionista. Bernardo nasceu em Ouro Preto e passou parte da infância em Uberaba e Campo Belo, cidades que inspiraram o escritor.

 

Antes de completar a maioridade, ele concluiu os estudos em Ouro Preto. Além de escritor, foi jornalista, professor e magistrado.

 

O primeiro livro publicado por Bernardo Guimarães foi "Cantos de Solidão. A obra mais marcante foi "A Escrava Isaura", a história de amor entre uma escrava branca e um abolicionista.

 

Sonoplastia: Messias Melo.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo