Escritor usa lendas brasileiras para explicar bullying à crianças

02:35 Cultura, Notícias 19/08/2016 - 11h12 Brasília Embed

Renata Martins

Abordar temas como bullying com a criançada não é tarefa fácil. Certas palavras e brincadeiras podem machucar e deixar o amiguinho se sentido isolado.


Mas como explicar para a meninada, desde cedo, que cada um tem seu jeito e que o legal mesmo é respeitar essas diferenças?


O jornalista e escritor Diego Freire conta em verso a história de quem sofreu discriminação na pele. Foi desta forma que uma curiosidade de criança sobre a lenda do Bumba-Meu-Boi virou livro.


Na lenda, o boi teve sua língua cortada para satisfazer o desejo de Catirina. A mulher estava grávida e doida pra comer a especiária. O maranhense Diego Freire começou do fim para dar início a um novo enredo.


O livro infantil conta a saga desse boizinho, colorido, cheio de adereços, mas que sofre com a discriminação dos outros bichos só por mugir diferente.


Outros personagens do folclore brasileiro aparecem para ajudar o boizinho a superar as dificuldades. O Saci, que não tem uma perna e a Mula sem Cabeça mostram que é possível ser feliz apesar das diferenças.


Essa história está no livro “Bumba, nosso boi”, de Diego Freire. Com ilustrações de Rogério Maroja, a obra será lançado dia 4 de setembro, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.


A festa do Bumba-Meu-Boi é uma tradição no Maranhão. Para levar o boizinho de volta a sua terra natal, o livro já está sendo vendido na internet. As pinturas originais em aquarela, canecas e um fantoche do boizinho também são oferecidos.


A pré-venda on-line está sendo feita no site bumbanossoboi.com.br.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique