História Hoje: Festival de Cannes completa sete décadas

Publicado em 20/09/2016 - 06:00 Por Apresentação Dilson Santa Fé - Brasília

Há 70 anos, foi dada a partida do primeiro Festival Internacional de Cinema de Cannes. O evento foi criado por Jean Zay, então ministro francês da Instrução Pública e de Belas Artes. A cidade de Cannes, que fica na Riviera Francesa, foi o local escolhido.

 

Mas, devido à Segunda Guerra Mundial, a realização da primeira edição prevista para 1939, só aconteceu em 1946, presidida por Louis Lumière. Jean Zay queria implantar um evento cultural internacional que rivalizasse com a famosa Mostra de Veneza, o primeiro festival anual de cinema do mundo.

 

Na primeira edição, foram apresentadas ao público produções de 18 países. Entre os selecionados, estavam “Farrapo Humano”, de Billy Wilder, um filme que retrata o alcoolismo de forma realista; “Roma, Cidade Aberta”, de Roberto Rossellini, mostra a ocupação nazista na capital italiana, onde comunistas e católicos se unem para combater os alemães e as tropas fascistas, e “A Batalha dos Trilhos”, de René Clement, película sobre a resistência dos ferroviários franceses à ocupação nazista.

 

No começo, o evento ficou conhecido pelo agito cultural, principalmente porque chamava a atenção dos turistas que visitam a Riviera Francesa para ver os astros e estrelas do cinema. Mas logo adquiriu importância junto à comunidade cinematográfica. A Palma de Ouro, o troféu criado por Lucienne Lazon, é uma referência à plantação de palmeiras encontrada ao longo na praia de Cannes e sofreu várias modificações no decorrer dos anos. Era entregue pelo júri ao melhor filme da competição oficial, criada somente em 1955. Antes, o prêmio era chamado de Grande Prêmio do Festival Internacional. A primeira Palma de Ouro foi concedida ao diretor Delbert Mann pelo filme “Marty”.

 

“O Pagador de Promessas”, foi o primeiro filme brasileiro premiado no festival, em 1962. Mas alguns anos antes, na quarta participação do Brasil, “O Cangaceiro”, de Lima Barreto, teve o seu reconhecimento. Após o sucesso em Cannes, o filme foi exibido em mais de 80 países. Já “Orfeu Negro”, coprodução brasileira ítalo-francesa, foi premiado em 1959.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo