Exposição no Rio leva visitantes a uma viagem sensorial

Publicado em 05/10/2016 - 20:08 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Um convite para ver o mundo sem usar os olhos. Essa é a proposta da  exposição "Diálogos no Escuro", que reproduz locais do Rio de forma sensorial.

 

Logo na entrada, os visitantes recebem uma bengala para percorrer ambientes totalmente escuros. Durante 45 minutos eles são orientados por um guia deficiente visual que ajuda os visitantes a explorar o espaço.

 

Glauco Cerejeiro ficou cego devido a uma retinose pigmentar. É ele quem vai orientar a visita onde os cheiros, sons e texturas ficam mais intensos.

 

Caminhar no local é como um jogo de adivinhação: o guia pergunta que objeto as pessoas estão tocando e em qual ponto da cidade imaginamos estar.

 

É possível sentir a brisa do mar, pisar na areia da praia de Copacabana, ouvir pássaros, pegar água na Floresta da Tijuca, ver estátuas com as mãos e sentar em um banco no Jardim Botânico.

 

O passeio termina com uma conversa onde o guia responde a perguntas dos visitantes. Para a bombeira Vanessa Couto a experiência foi uma lição de vida:

 

A exposição "Diálogos no Escuro" surgiu na Alemanha e completou 25 anos de existência e já percorreu 140 cidades em 40 países.

 

A mostra fica no Rio até 30 de outubro e pode ser vista de terça a domingo das 10 horas até as 17 horas com chegada até uma hora antes. A entrada custa R$ 12. Para mais informações sobre compra de ingressos, consulte o site : www.dialogorio.com.br

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo