História Hoje: Morte do ex-Beatle George Harrison completa 15 anos

02:39 Cultura, Programetes 29/11/2016 - 06h00 Brasília Embed

Apresentação Dilson Santa Fé

Há 15 anos, em  29 de novembro de 2001, morreu o ex-Beatle George Harrison, o mais jovem integrante do quarteto de Liverpool. Entre as muitas músicas estão "Here Comes The Sun" e "While My Guitar Gently Weeps". Foi o segundo da formação clássica a morrer 21 anos após John Lennon ser assassinado em Nova York.

 

Com o fim da banda inglesa, George Harrison partiu para uma carreira solo. Foi eleito, por uma revista especializada, um dos 100 maiores guitarristas de todos os tempos. Nos anos 1980 reuniu Bob Dylan, Roy Orbison, Tom Petty e Jeff Lynne e formou os Travelling Wilburys.

 

George Harrison era considerado o “Beatle Quieto”. Durante uma viagem a Índia conheceu Ravi Shankar, o grande mestre da música indiana tradicional. E essa temporada no país do Sul da Ásia influenciou a vida e a carreira de Harrison. No fim de novembro de 1970, ele expôs sua espiritualidade e lançou o álbum “All Things Must Pass”, considerado a sua obra-prima. Um ano depois promoveu em Nova York o primeiro megashow beneficente da história, em prol das vítimas das inundações em Bangladesh.

 

George Harrison começou a sentir os primeiros sinais do câncer nos anos 1990. Em 2001, surgiram as metástases. Com o cérebro afetado, o ex-Beatle entrou em fase terminal. Foi uma longa batalha contra a doença e pouco antes de morrer, George pode se despedir, por telefone, de Paul McCartney, seu amigo de infância e também de Ringo Star.

 

George Harrison morreu ao lado da esposa Olívia, do filho Dhani e do músico indiano Rhavi Shankar. O corpo foi cremado na manhã seguinte e as cinzas lançadas num rio sagrado na Índia. George Harrison tinha 58 anos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique