Musical conta a história de menina negra que luta contra o racismo

02:33 Cultura, Notícias 20/11/2016 - 15h16 São Paulo Embed

Eliane Gonçalves

É assim, com voz forte e alegre, que a cantora Mariana Per incorpora a personagem Tayó, uma menina de seis anos que ama seus cabelos e tem força para enfrentar os colegas na escola que teimam em dizer que cabelo crespo é ruim.

 

Tayó é uma palavra Iorubá que significa dar alegria e a história dessa menina cheia de autoestima que briga por um mundo onde pessoas diferentes podem conviver em harmonia ganhou forma de musical a partir da adaptação do livro O mundo Black Power de Tayó.

 

Nesse domingo, Tayó, O Musical, vai estar em cartaz no auditório do Ibirapuera, em São Paulo. A apresentação faz parte das atividades do Dia da Consciência Negra.

 

A autora da história, Kiussam de Oliveira, também sobe ao palco, dando vida à mãe de Tayó. Ora a filha é interpretada pela cantora, ora ganha a forma de uma boneca de 80 centímetros de altura e enormes cabelos crespos.

 

Essa não é a primeira vez que o musical será exibido. Quando estreou, em julho, também em São Paulo, Kiussan sentiu o retorno imediato da plateia.

 

Sonora: "No momento da coroação da Tayó, no momento em que a Tayó ela é coroada pela própria mãe no palco, as meninas seguravam fortemente nas mãos dos pais, dos avós, etc, e perguntavam: é verdade que eu sou princesa? Então meninas negras perguntando: eu também sou princesa? Isso pra mim foi algo muito emocionante não somente ao ler as cartas, mas a reação logo após o espetáculo."

 

A boneca Tayó foi criada pela artesã Luciene Campos. A trilha sonora é de Léo Cavalcante e Renato Gama e é executada pela banda Morabeza Nação. Toda a equipe do musical é formada por artistas negros. A apresentação começa às sete da noite e a entrada é gratuita.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique