História Hoje: Ópera de Strauss estreava há 106 anos com ousada história de amor

02:31 Cultura, Programetes 26/01/2017 - 07h00 Brasília Embed

Apresentação Dilson Santa Fé

Há pouco mais de um século estreou a ópera “O Cavaleiro da Rosa”, de Richard Strauss. A premiére foi na cidade de Dresden às margens do Elba, o rio da unidade alemã. Strauss foi um dos principais compositores alemães do final do século 19 e primeira metade do século 20. O Cavaleiro da Rosa é uma história romântica, de um amor entre uma mulher madura e um rapaz bem mais jovem.

 

Esta ópera em três atos é uma viagem à Viena do período da imperatriz Maria Tereza. Foi a forma que ele encontrou de se expressar. O autor Hugo von Hofmannsthal é um escritor e dramaturgo austríaco. As melhores óperas de Strauss surgiram da parceria com Hofmannsthal. Nesta ópera, os libretos de Hofmannsthal expressam impecavelmente os sentimentos dos personagens que se ajustam perfeitamente a brilhante à música do compositor alemão.

 

O Cavaleiro da Rosa é o jovem conde, Octavian, de 17 anos era amante de uma bela e madura senhora, esposa de um marechal. Mas ela desiste elegantemente de seu jovem amante ao vê-lo apaixonado por uma moça da sua idade.

 

O Cavaleiro da Rosa contrasta com a concepção trágica de “Salomé”, uma das obras mais encenadas do mundo e “Electra”, que recria a narrativa do mito grego de Electra e uma das mais prestigiadas criações do compositor alemão Richard Strauss.

 

Composta em 1910, a ópera O Cavaleiro da Rosa foi inspirada nas comédias de Molière e nas óperas cômicas de Mozart, uma mudança no estilo musical de Strauss, que estiliza a música dos séculos 18 e 19, enfatizando o contexto aristocrático. Desde a estreia, muitos trechos da ópera foram apresentados em concertos. Richard Strauss arranjou suas sequências preferidas de valsas para que fossem apresentadas separadamente.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique