Na Trilha da História: Programa destaca 95 anos da Semana de Arte Moderna

06:03 Cultura, Programetes 15/02/2017 - 13h13 Brasília Embed

Apresentação Isabela Azevedo

Nos 95 anos da Semana de Arte Moderna, o Na Trilha da História revela as origens desse movimento ou conjunto de movimentos artísticos. Os convidados são o historiador de arte holandês Pieter Tjabbes, Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da grande pintora modernista Tarsila do Amaral, e o compositor Antonio Nóbrega.



O historiador Pieter Tjabbes traça as origens da Arte Moderna, partindo do Impressionismo francês, passando pela arte abstrata do holandês Mondrian e chegando a Semana de Arte Moderna. O evento reuniu pintores, compositores e músicos brasileiros no Teatro Municipal de São Paulo nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Já Tarsilinha do Amaral, comenta a vida e obra da tia-avó, dando especial atenção ao movimento Antropofágico e ao quadro "Abaporu", que em tupi-guarani significa "homem que come gente".

 

O compositor Antonio Nóbrega, conhecido por criar espetáculos baseados na cultura popular, revela a influência que teve no seu trabalho o escritor Mário de Andrade, um dos idealizadores da Semana de 22.