Pesquisa da Ancine confirma pequena participação feminina na produção audiovisual

04:07 Cultura, Notícias 30/03/2017 - 20h26 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

Entre mais de 2.500 obras de audiovisual registradas na Ancine no ano passado, apenas 17% foram dirigidas por mulheres e elas foram responsáveis por somente 21% dos roteiros.

 

A proporção não chega a 10% entre os diretores de fotografia e só se aproxima da paridade entre os produtores e diretores de arte.

 

O levantamento da Agência Nacional do Cinema engloba apenas obras comerciais do chamado conteúdo de espaço qualificado que exclui produções jornalísticas e esportivas,mas mostra como o Brasil é retratado nas telonas e telinhas por um olhar predominantemente masculino.

 

A diretora da Ancine, Debora Ivanov, ressalta ainda que a participação feminina diminui conforme aumenta a quantidade de dinheiro envolvido na produção das obras.

 

Embora a quantidade de diretoras de longa-metragem tenha flutuado ligeiramente nos últimos oito anos, a  Ancine mostra que esse número nunca passou de 24%  tendo chegado a dez em 2014 e a 20 no ano passado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique