História Hoje: Paul McCartney anunciava a sua saída dos Beatles há 47 anos

03:12 Cultura, Programetes 10/04/2017 - 07h00 Brasília Embed

Apresentação Patrícia Leite

No dia 10 de abril de 1970, Paul McCartney anunciou para a imprensa que estava saindo dos Beatles. Isso representou o fim da banda que é considerada uma das mais populares e importantes na história do rock.

 

Durante sessões para a gravação do Álbum Branco, as tensões cresceram dentro da banda. E a famosa dupla Lennon/McCartney começou a ruir. John Lennon perdeu o interesse em compor com McCartney.

 

Lennon achou que a composição Ob-La-Di, Ob-La-Da de McCartney era música careta para vovós. McCartney fez essa música quando o reggae estava ficando popular na Inglaterra.

 

E quem nunca ouviu falar que os Beatles separaram por causa da Yoko Ono? O que veio a público é que Lennon deixou a banda raivosa quando levou a namorada para os ensaios, quebrando assim a regra de que as namoradas não poderiam frequentar o estúdio.

 

McCartney disse que não foi agradável fazer o disco Álbum Branco. Tanto ele quanto Lennon conocordam que foi ali, durante esta gravação, o início do término dos Beatles.

 

Mesmo que Let It Be seja o último lançamento dos Beatles, ele foi gravado antes de Abbey Road. A ideia de Let It Be veio de McCartney. Ele sugeriu que eles gravassem um disco, ensaiassem e tocassem ao vivo para uma plateia, sendo filmados para a televisão.

 

O produtor George Martin disse que o projeto não foi uma experiência feliz e que as relações entre os Beatles estavam em declínio. Lennon disse que as sessões foram um inferno, as mais miseráveis na Terra.

 

George Harrison ficou irritado com Lennon e McCartney e ameaçou deixar a banda caso eles não parassem de tocar ao vivo e se concentrassem na gravação de um novo álbum de estúdio. Os outros membros concordaram.

 

As gravações para Abbey Road começaram no dia 2 de julho de 1969. Lennon rejeitou o formato de George Martin para o disco: uma peça de música em constante movimento. Lennon queria que as músicas dele e de McCartney ocupassem lados separados do álbum. O formato final foi o lado A com composições individuais e o lado B com uma medley, por sugestão de McCartney.

 

No dia 4 de julho de 1969, o primeiro single solo de um Beatle foi lançado: Give Peace a Chance, de Lennon.

 

Produção: Gabriel Palma
Sonoplastia: Marcos Tavares

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.