Planetário da Gávea é tombado pela prefeitura do Rio

Cultura

Publicado em 19/04/2017 - 20:01 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

O prédio do Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, localizado na Gávea, zona sul carioca foi tombado provisoriamente pela prefeitura nesta quarta-feira.



A publicação no Diário Oficial ocorreu um dia depois de a Justiça do Trabalho ter suspendido a segunda tentativa de leilão do terreno.



A área é de propriedade da Companhia Estadual de Habitação e o bem seria penhorado para pagamento de dívida trabalhista.



O terreno chegou a ser colocado à venda na semana passada, porém não houve interessados em pagar o lance mínimo de cerca de  R$ 40 milhões.



No dia 4 de maio haverá uma audiência de conciliação para procurar uma solução para o pagamento da dívida trabalhista.

 

A Cehab chegou a pedir que o bem a ser leiloado fosse substituído e ofereceu uma área no município de São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos.



Mas a venda somente foi suspensa depois que a procuradoria do Município e a Fundação Planetário intercederam. Isso porque, apesar de o terreno ser estadual, o prédio foi construído e é administrado pela prefeitura do Rio.

 

O Planetário da Gávea foi inaugurado em 1970 e o terreno foi cedido à prefeitura na década de 1980, sem prazo limite para a utilização. Pelo contrato, a prefeitura poderia oferecer outro imóvel em troca pela área.

 

Depois do impasse do leilão do terreno, a Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação confirmou que estuda disponibilizar outro bem de valor semelhante para realizar a permuta com a Companhia Estadual de Habitação.

 

Enquanto isso, para garantir que o prédio não seja demolido no futuro a prefeitura publicou o tombamento provisório, que já garante que qualquer alteração da construção agora precisa ter autorização do conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.

 

O tombamento considerou o valor arquitetônico do imóvel, projeto dos irmãos Renato e Ricardo Menescal e as ações do planetário para a divulgação da cultura, ciência e astronomia à população carioca e visitantes.

 

* Matéria atualizada no dia 20-04-17 às 14h24 para correção no texto.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo