Festival de cinema movimenta vida cultural do amazonense

União Europeia

Publicado em 31/05/2017 - 10:44 Por Bianca Paiva - Manaus

Manaus é uma das 11 capitais brasileiras que promovem, a partir desta semana, o 13° Festival de Cinema Europeu, com o tema Mulheres em Cena. Na programação estão filmes dirigidos por mulheres, com abordagens de questões femininas e de igualdade de gênero.


As sessões vão até 11 de junho e estão sendo realizadas no Teatro Gebes Medeiros, no centro da cidade, sempre às 18h30. A entrada é gratuita.


Nesta quarta-feira (31), o público poderá conferir o filme sueco “Belleville Baby”, filmado em 2013 e dirigido por Mia Engberg. O filme apresenta reflexões sobre o tempo, memórias e coisas que se perderam pelo meio do caminho da vida.

Na quinta-feira (1º), será exibida a comédia eslovena “Pânico”. O filme conta a história de Vera, uma mulher entediada e presa na rotina, obcecada pela ideia de que nunca mais vai se apaixonar.

Na sexta (2), será a vez do filme espanhol “De sua janela à minha”. A obra traz a história de Violeta, Inês e Luisa, mulheres de idades diferentes, que pareciam viver em silêncio, mas suas lembranças guardam segredos, paixões e sonhos.


Para fechar a primeira semana de exibições, no sábado (3), o festival apresenta o holandês “A Excêntrica Família de Antônia”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1996.


O Festival de Cinema Europeu é promovido no Brasil para comemorar o Dia da Europa, 9 de maio, pela Delegação da União Europeia no país e pela Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das embaixadas dos países da União Europeia.

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo