Trios forrozeiros abrem festejos juninos no Recife

Cultura

Publicado em 09/06/2017 - 15:03 Por Sumaia Villela - Recife

Recife inaugurou os festejos juninos oficiais nesta quinta-feira (8) à noite, com os reis do forró como abre-alas: sanfoneiros, zabumbeiros e tocadores de triângulo saíram pelas ruas do Recife Antigo, bairro histórico da cidade, na tradicional Caminhada do Forró, que acontece há 13 anos.

 

Os músicos lideraram a multidão durante o percurso que começou na Rua da Moeda e acabou na Praça do Arsenal, onde a festa continuou no palco.

 

 

De acordo com a diretora de eventos Natália Reis, que organiza a caminhada, a ideia sempre foi buscar a valorização da cultura junina tradicional, que tem no trio de forrozeiros a principal expressão musical dessa época. Mas, nesta edição, procuraram destacar essa vertente.

 

Sonora: “A gente está reforçando mais, falando mais sobre isso, por causa da descaracterização do forró e do São João”


O forró não é só fonte de tradição popular, mas também de renda de muitos dos que caminharam na capital pernambucana. Como Cocó dos Oito Baixos, cujo nome de registro é Eronildo Teodoro, do município de Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. O sanfoneiro de 64 anos começou a tocar com 13.

 

Sonora: “Eu dava de comer aos meus filhos tocando isso aqui, ó” 

 

 

E o povo que acompanhou a caminhada é atraído pela cultura tradicional do São João. A socorrista do SAMU Rejane Luiza Santana, de 41 anos, até trocou o dia do plantão para aproveitar com as amigas.


Sonora: “Tá no sangue. O pessoal costuma dizer na minha família as crianças já nascem dançando forró”


Quem deu o exemplo foi o filho dela, Davi Henrique, de sete anos. Não só dançou como se vestiu de cangaceiro. Em casa, ele continua os costumes herdados dos pais.


Sonora: “Eu faço fogueira, enfeito a casa”.

 

O São João do Recife vai contar com 35 polos. O principal deles, no Sítio Trindade, começa a funcionar neste domingo. A programação completa está na página da prefeitura do Recife na internet, em

www.recife.pe.gov.br 

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo