História Hoje: Cristo Redentor foi eleito como uma das sete novas maravilhas do mundo

03:17 Cultura, Programetes 07/07/2017 - 07h00 Brasília Embed

Apresentação Carmen Lúcia

Ela tem trinta metros de altura, 28 de largura, pesa mais de mil toneladas e está há mais de setecentos metros do nível do mar....

 

É... estamos falando da terceira maior escultura de Cristo no Mundo... o Cristo Redentor...

 

O monumento foi eleito no dia 7 de julho de 2007 como uma das sete novas Maravilhas do Mundo, em um concurso informal que movimentou mais de cem milhões de votos, pela internet e por telefone.

 

Mas esse não é o único título do Cristo Redentor. A estátua está na lista de patrimônio histórico da Unesco e foi eleita, em 2011, em uma pesquisa de opinião, como o maior símbolo da América Latina.

 

Títulos à parte, a beleza do Cristo Redentor encanta a todos... ícone do Rio de Janeiro e do Brasil, símbolo do cristianismo, o Cristo foi inaugurado em doze de outubro de 1931, após cinco anos de obras.

 

O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva. A construção ficou a cargo do escultor francês Paul Landowski e do engenheiro também francês Albert Caquot. Já o rosto da estátua foi criado pelo escultor romeno Gheorghe Leonida.

 

Toda a estrutura do Cristo Redentor é feita em concreto armado mas suas camadas exteriores são feitas de pedra sabão.

 

Símbolo de paz, o Cristo Redentor de braços abertos fica no Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, onde está a maior floresta urbana do mundo.

 

Falamos de seus títulos... de quem a concebeu... mas quem é o dono do Monumento? O direito de ser dono do Cristo Redentor é motivo de disputas na Justiça, entre dois grupos, além da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que tem, desde 1980, os direitos de uso comercial da imagem.

 

A família do escultor Paul Landowski move ações em diversos tribunais e a prefeitura do Rio de Janeiro disputa o direito de administrar a estátua.

 

Em 2014, uma grande polêmica envolveu o monumento: a Arquidiocese do Rio proibiu a veiculação de uma cena do filme “Inútil Paisagem” de José Padilha, em que o Cristo aparece, por considerar desrespeitosa..... a proibição gerou uma repercussão negativa e a Igreja teve que voltar atrás.... Na época surgiram boatos, que depois foram negados, de que o governo federal cogitava a hipótese de assumir os direitos de imagem da estátua...

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.