História Hoje: Dia do Protetor das Florestas

História Hoje

Publicado em 17/07/2017 - 07:00 Por Apresentação Adalto Gouveia - Brasília

Curupira....é um anão forte de cabelos vermelhos que protege as florestas, matas e animais das agressões do homem.

 

Diz a lenda que ele tem os pés virados para trás para enganar os caçadores.

 

Esse personagem importante do nosso folclore inspirou a criação do Dia do Protetor das Florestas comemorado hoje.

 

Lenda à parte, o dia dedicado à proteção das florestas quer chamar a atenção para a importância da preservação desse tipo de vegetação essencial para o ciclo da vida .

 

O papel delas é tão importante que são chamadas de pulmão do mundo....Elas são depositárias de dois quintos de todo o carbono armazenado nos ecossistemas terrestres.

 

Mas a função das florestas não para por ai...elas são fonte de combustíveis, alimentos e matérias-primas...

 

Protegem o solo contra e erosão, controlam o ciclo e a qualidade da água..contribuindo para a formação de chuvas ... nos protegem de climas extremos, como cheias ou secas.... além de terem a maior parte da biodiversidade terrestre: as espécies vegetais e animais;

 

Estima-se que 31% da superfície terrestre do planeta seja ocupada por florestas habitadas por 300 milhões de pessoas. Delas dependem, de forma direta, um bilhão e seiscentos milhões de seres humanos.

 

Privilegiado em relação a outros países, o Brasil tem 516 milhões de hectares de florestas, ficando atrás apenas da Rússia. As florestas tropicais que  se destacam no país:  a Floresta Amazônica, a maior do mundo, a Mata Atlântica, a Floresta das Araucárias e a Mata dos Cocais.

 

Apesar de suas funções sociais, econômicas e também  ambientais, as florestas têm sido ameaçadas por todo o mundo....

 

A preocupação é tanta que a ONU pede aos países que apoiem a sua campanha “Desmatamento Ilegal Zero”, promovendo o plantio de árvores e o controle dos desmatamentos ilegais.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo