Festival de Cinema Universitário inova com seis filmes em mostra acessível

01:56 Cultura, Notícias 04/09/2017 - 19h35 Rio de Janeiro Embed

Tâmara Freire

Uma janela das inovações que estão sendo produzidas por jovens cineastas de todo o país. Esse é o espírito do Festival Brasileiro de Cinema Universitário que chega a sua 20ª edição com uma novidade: a mostra acessível com seis filmes que serão exibidos com legendas descritivas e tradução em libras para pessoas com deficiência auditiva.

 

E para estimular os novos realizadores, exibe também três curtas que foram selecionados para a mostra Cinefoundation do Festival de Cannes, também voltada para a produção universitária.

 

O coordenador do festival, Fábio Batista, conta que nesta edição foram inscritos mais de 300 filmes feito por estudantes de universidades ou escolas de cinema, e desses 81 foram selecionados.

 

A mostra competitiva de curtas, no entanto, é composta por 26 produções, mas além delas o festival exibe a mostra Panorama Nacional, com 39 filmes que se destacaram na opinião dos curadores e a mostra Panorama Carioca, com 16 obras de realizadores do estado do Rio.

 

O festival também homenageia o professor da PUC-Rio Miguel Pereira e promove oficinas de roteiro, fotografia para cinema e filmes de gaveta. A mostra segue até domingo com programação na Caixa Cultural e na escola Darcy Ribeiro, na capital e no Cineart e no Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, em Niterói.