Forças de segurança federais e estaduais vão atuar integradas no Rock in Rio

01:59 Cultura, Notícias 09/09/2017 - 08h11 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

Uma operação especial envolvendo as forças de segurança do estado do Rio, além da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, órgãos responsáveis pelo trânsito e manutenção está sendo preparada para o Rock in Rio, que começa no dia 15 de setembro.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança, apesar de haver uma empresa privada contratada para a segurança interna do evento, duas unidades móveis do Centro Integrado de Controle e Comando também vão ficar no interior da Cidade do Rock, de onde será feita a coordenação integrada da operação de segurança.

 

As unidades vão servir também como uma central de imagens que poderão ser disponibilizados para os setores responsáveis pelo monitoramento.

 

De acordo com a Subsecretaria de Comando e Controle, a experiência de integração das ações nos jogos olímpicos e paralímpicos vai ser repetida. O aplicativo Emergência RJ também poderá ser usado para o registro de ocorrências.

 

O planejamento inclui a atuação de 350 agentes da Polícia Rodoviária Federal que farão um cinturão de policiamento nas divisas do estado e na Região Metropolitana do Rio, além de 200 servidores da Polícia Federal que vão atuar nos serviços de estrangeiros, entorpecentes, fiscalização das empresas de segurança privada, armas e inteligência.

 

As Policias Militar e Civil vão mobilizar um efetivo de cerca de 400 policiais e 70 viaturas, por dia de evento. Já a Guarda Municipal e a CET-Rio contarão com efetivo diário de mais de 500 guardas, no ordenamento urbano e no controle do trânsito.

 

O metrô e o BRT também farão um esquema especial. Nos dias de shows, a estação Jardim Oceânico, do metrô, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque. As demais estações, após o horário regular, ficarão abertas apenas para desembarque.

 

O BRT criou linhas especiais para atender o público que vai para o Rock in Rio. É esperada a circulação de 100 mil pessoas, por dia, na Cidade do Rock.