Gafieira de tradição, Estudantina fecha as portas por não pagar aluguel

02:19 Cultura, Notícias 17/10/2017 - 10h53 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

Quem passou nessa segunda-feira (16) na frente da Gafieira Estudantina, na Praça Tiradentes, no centro do Rio, viu alguns móveis da casa de dança do lado de fora e quase nenhum movimento.


A Estudantina, histórica gafieira do Rio, fechou as portas cumprindo decisão judicial, por falta de pagamento de aluguel.


Os dirigentes da gafieira apostam agora na interlocução com a prefeitura do Rio para poderem permanecer no antigo endereço, que pertence a instituição religiosa Ordem Terceira do Carmo.


Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, uma reunião vai ser realizada nesta terça-feira (17) para discutir a situação. O diretor artístico da Estudantina, Paulo Roberto, acredita que, com a ajuda da prefeitura, a casa de dança voltará para o prédio onde funcionou por quase 39 anos.


O cantor e apresentador da Rádio Nacional, Rubem Confete, que frequentou o espaço desde a inauguração na década de 1970 e já foi dançarino na Estudantina lembra do auge da casa.


Segundo Confete, antes frequentada pela classe trabalhadora, em sua maioria negra, após aparecer na televisão a Estudantina passou a receber também senhoras de classe média que não sabiam dançar e, com isso, a casa tinha dançarinos negros que atuavam também como professores.


A Ordem Terceira do Carmo, proprietária do imóvel que abrigava a Estudantina, conseguiu na Justiça a extinção do contrato de locação em função dos aluguéis em atraso.


Os responsáveis pela Ordem não foram localizados no contato fornecido pela Arquidiocese do Rio para comentar sobre a situação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique