Na Trilha da História: A trajetória do Movimento Black Rio, que trouxe a pegada soul e funk ao samba

05:56 Cultura, Programetes 12/11/2017 - 11h31 Brasília Embed

Apresentação Isabela Azevedo

O Na Trilha da História desta semana percorre a trajetória do Movimento Black Rio, que trouxe a música negra norte-americana para os bailes do subúrbio do Rio de Janeiro na década de 70. A pegada soul e funk misturada ao samba ainda deu surgimento à banda Black Rio, que modernizou a música instrumental brasileira.

 

O entrevistado deste episódio é o jornalista Zé Octávio Sebadelhe, um dos autores do livro 1976: Movimento Black Rio.

 

Esta foi a versão reduzida do Na Trilha da História. O episódio completo tem 55 minutos e traz, além da entrevista na íntegra com o jornalista Zé Octávio Sebadelhe, músicas da banda Black Rio e outros artistas negros, como James Brown e Wilson Simonal. Para ouvir, acesse: radios.ebc.com.br/natrilhadahistoria. E se você quiser entrar em contato com a gente, nosso e-mail é culturaearte@ebc.com.br. Até semana que vem, pessoal!

 


 

Na Trilha da História: Apresenta temas da história do Brasil e do mundo de forma descontraída, privilegiando a participação de pesquisadores e testemunhas de importantes acontecimentos. Os episódios são marcados por curiosidades raramente ensinadas em sala de aula. É publicado semanalmente. Acesse aqui as edições anteriores.