Parintins é declarada oficialmente a capital nacional do Boi Bumbá

02:00 Cultura, Notícias 24/12/2017 - 15h48 Brasília Embed

Renata Martins

Parintins é oficialmente a capital nacional do Boi Bumbá. A Lei aprovada no Congresso Nacional foi sancionada pelo presidente Michel Temer e publicada nessa sexta-feira (22). Tony Medeiros, vice-prefeito e secretário de Cultura de Parintins, fala como a cidade recebeu a notícia.

 

Sonora: “O Boi Bumbá deu uma projeção nacional e internacional para Parintins. Uma festa que acontece no final de junho e que injeta mais de R$ 56 milhões na economia do município de Parintins. E o povo está feliz. O povo está em festa, é o momento onde nossa cidade, o povo recebe o reconhecimento nacional a manifestação cultural do povo de Parintins, do povo do Amazonas.”

 

De acordo com o secretário, a economia do município é pautada na pecuária e na indústria cultural. Para Tony Medeiros, o título deve abrir portas e atrair mais investimentos. Parintins fica na região do baixo Amazonas, a 500 quilômetros de Manaus. Tony Medeiros lembra o inicio dessa tradição centenária.

 

Sonora: “Tem início oficial em 1913. Um costume criado por dois caboclos pescadores da nossa cidade. Os bois brincavam nas ruas, e tinha já uma rivalidade muito grande. Eles brigavam. Em 1964, um padre e um grupo de jovens transformaram essa briga em uma disputa enfrentada numa quadra. Depois, cresceu e foi para um espaço maior.

 

Em 1988, a festa foi para o Bumbódromo. Durante três dias, Garantido (vermelho e branco) e Caprichoso (azul e branco) se apresentam na arena, com capacidade para 15 mil pessoas, em busca do título do melhor boi do Festival Folclórico de Parintins.