Brasiliense ouve apelo de campanhas que pedem fim do assédio contra mulheres

02:26 Cultura, Notícias 12/02/2018 - 17h02 Brasília Embed

Kariane Costa

O carnaval de Brasília não foi marcado apenas pela multidão que saiu para curtir a folia nos bloquinhos de rua, que, a cada ano, conquistam mais o público da capital federal. Além da animação e das fantasias, campanhas pediram o fim do assédio contra as mulheres.

 

Mas será que elas sentem a diferença de comportamento no carnaval deste ano?

 

Sonora1: “Acho que essa campanha tá fazendo um pouco de efeito sim.”

Sonora2: “Acho que não tem diferença não.”

Sonora3: “Tem diferença sim, os homens estão mais contidos.”

 

E, para facilitar a denúncia de casos de violência contra a mulher, foram lançadas duas campanhas. A primeira, do Coletivo dos Blocos de Rua de Brasília, se chama “Em briga de marido e mulher, se mete a colher." A segunda, criada pela Secretaria de Segurança Pública, tem como tema: “Carnaval sem assédio" e explica aos foliões a diferença entre assédio e paquera. As iniciativas têm apoio também do público masculino.

 

Para fazer uma denúncia, basta ligar para o Fisque 180 ou acionar um policial militar que esteja próximo. Nessas horas, também vale o ditado a união faz a força. A campanha do Coletivo, por exemplo, orienta que, ao presenciar ou sofrer uma situação de assédio, a mulher convoque as amigas para chamar a atenção de quem esteja passando, e, juntas, gritem por auxílio.
Para quem vai curtir a folia fica a dica do Conselho Nacional de Justiça, que também entrou na festa com a hashtag carnavalmaisjusto, fazendo um alerta às mulheres "Depois do não é tudo assédio". Afinal, "não é não ".

 

Sonora: “Respeita as minas”

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique