Rio celebra o Dia do Choro em vários pontos da cidade

Confira Programação

Publicado em 23/04/2018 - 09:17 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (23) terá choro no centro da cidade, na Tijuca e até mesmo na barca e no VLT ( Veílculo Leve sobre Triblhos). Mas é choro de alegria em comemoração pelo aniversário do ritmo mais antigo da música brasileira.


O Dia Nacional do Choro, que foi incluído no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, no ano passado, faz referência a data de nascimento de Pixinguinha, seu maior expoente.


Mas a festa organizada pela Fundação Casa do Choro e pela Prefeitura do Rio de Janeiro também celebra outras duas figuras importantíssimas: Jacob do Bandolin e Dino Sete Cordas, como revela a presidente do Instituto Casa do Choro, Luciana Rabello.


O ponto de partida da programação será às 10h, quando uma barca saíra da Praça XV em direção a Paquetá, levando a bordo um show comandado pelo bandolinista Pedro Amorim.


No mesmo horário, a Casa do Choro, na Rua da Carioca, exibe o filme “Choro Carioca – Música do Brasil”, produzido a partir da filmagem do show homônimo, realizado em 2016.


Às 13h, o ‘VLT do Choro’ parte da rodoviária com o conjunto Os Matutos, que se apresenta no trajeto até a Praça Tiradentes, onde será instalado o palco principal da programação.


A praça recebe diversos shows a partir das 14h, incluindo o Quarteto Bandolinata, do Sexteto Maurício Carrilho e o Bandão e Coral da Escola Portátil de Música.


Além disso, em Paquetá, a Casa das Artes abre seu Quintal ao Meio-Dia, para uma contação musicada de histórias sobre os homenageados para crianças.


Na Tijuca, o Movimento Choro na Rua faz a festa a partir das 16h, em frente a Praça Saens Peña. 


Em Olaria, bairro natal de Pixinguinha, o movimento 100% Suburbano comanda, a partir de 14h, um extensa programação na Praça Ramos Figueira. Todas atividades são livres e gratuitas.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo