Festival Pint of Science traduz ciência para conversas descontraídas de bar

02:16 Cultura, Notícias 14/05/2018 - 08h50 Brasília Embed

Dayana Vitor

Quem disse que na mesa de bar só se discute futebol ou amenidades? No bar, também é possível falar de assuntos sérios de forma descontraída. A prova disso é o evento Pint of Science ou Litrão da Ciência - em bom português - que ocorre nesta segunda (14), terça (15) e quarta-feira (16) em todo o mundo.

 

O coordenador do projeto na região Centro-Oeste do Brasil, o professor de zoologia da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Bessa, diz que a ideia é aproximar a ciência do público leigo e mostrar que ela não é um bicho de sete cabeças.

 

O Pint of Science surgiu em maio de 2013 em Londres. Dois pós-doutorandos que pesquisavam doenças genéticas em humanos tiveram a ideia de explicar seus estudos aos doentes nos hospitais. Como a iniciativa deu certo, eles decidiram que a troca de conhecimento também poderia acontecer em bares. No Brasil, a ideia começou em 2015. 

 

Ao todo, 21 países participam da iniciativa. No Brasil, 56 cidades vão reunir cientistas e leigos para debater neurociência, vacina contra a febre amarela, inteligência artificial, entre outros temas. Tudo regado a muita bebida e diversão.

 

Se você ficou interessado em conhecer um pouco mais do mundo da ciência, poderá participar desses bate-papos descontraídos, sem pagar entrada. Procure o bar mais próximo, pegue sua bebida e descubra o quão divertida, simples e fácil a ciência pode ser.