Artista plástico Antonio Dias morre aos 74 anos no Rio

Rio de Janeiro

Publicado em 02/08/2018 - 07:48 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O artista plástico Antonio Dias morreu nessa quarta-feira (1º), no Rio de Janeiro, aos 74 anos. Ele estava internado na Clínica São Vicente, na zona sul da cidade, e lutava contra um câncer.

 

Paraíbano, de Campina Grande, Dias passou a infância em cidades do Nordeste e aprendeu técnicas de desenho com o avô.

 

Em 1958, chegou ao Rio, onde trabalhou como desenhista e artista gráfico, colaborando com ilustrações para a revista Senhor. Também frequentou aulas no Atelier Livre de Gravura da Escola Nacional de Belas Artes.

 

Sua primeira exposição individual ocorreu em 1962, na Galeria Sobradinho, Rio de Janeiro. Em 1965, participa da mostra Opinião 65, considerada marco do surgimento do novo realismo nas artes.

 

No mesmo ano, Dias tem uma mostra individual organizada na 4ª Bienal de Paris e recebe bolsa do governo francês. Também participa de trabalhos da Bienal de Veneza e passa ainda por Milão e Nova York. Em 1974, produz uma grande instalação no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

 

Foi ao Nepal, em 1977, onde pesquisou técnicas de produção de papel, resultando em série de trabalhos de grande formato e na publicação do álbum Trama.

 

Nos anos seguintes, Dias participa de trabalhos na Europa. Leciona em academias de arte na Áustria, Alemanha e Holanda.

 

De volta ao Brasil, em 2010, mantém intensa produção. Antônio Dias fez mais de cem exposições individuais em galerias do Brasil e do exterior.

 

*Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo