Fim de semana em Belém será embalado por um espetáculo musical tipicamente paraense

01:15 Cultura, Notícias 25/08/2018 - 07h00 Brasília (DF) Embed

Maísa Penetra

Neste sábado, estreia para o grande público o espetáculo musical “Bandurretada: Uma celebração da Bandurra Paraense”, ganhador do Prêmio de Pesquisa e Experimentação 2018 da Fundação Cultural do Pará.

 

A apresentação é originada de um projeto idealizado pelo compositor Leonardo Venturieri, que oferece uma performance dedicada à bandurra paraense, em uma noite de celebração tipicamente regional.

 

A bandurra é um instrumento musical semelhante a uma pequena guitarra de braço curto, em formato de uma pera, podendo ter quatro ou seis cordas. O utensílio é feito por luthiers – profissionais que produzem instrumentos artesanais, a maioria de cordas.

 

No Pará, a bandurra foi originalmente criada por comunidades quilombolas, que tocavam lundum e batuques.

 

O espetáculo é em homenagem ao instrumento e também ao luthier paraense Paulo Nunes, que foi quem apresentou Venturieri ao instrumento.

 

Aos interessados, o show começa as 7 da noite de sábado, na Casa das Artes, que fica na Praça Justo Chermont, em Belém. A entrada é gratuita.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique