Maioria dos brasileiros vai ao cinema regularmente; mas 10 milhões jamais foram a museus ou teatros

02:28 Cultura, Notícias 01/08/2018 - 18h28 Brasília Embed

Dayana Vitor

O hábito cultural mais praticado pelos brasileiros fora de casa é ir ao cinema. 20 milhões foram as salas de projeção, pelo menos uma vez, entre 2016 e 2017. Mas cerca de 10 milhões jamais frequentaram um museu ou teatro. Além disso, quanto maior a escolaridade, mais acesso as atividades culturais.


Os dados são da pesquisa Cultura nas capitais da Datafolha e Jleiva. O levantamento foi realizado com mais de 10 mil pessoas entre 14 de junho e 27 de julho de 2017, em 12 capitais.


O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, esclarece que para aumentar o interesse das pessoas pelos hábitos culturais, a família e as escolas têm papéis muito importantes.

 

Em média mais de 60 % dos entrevistados revelaram que gostam de ler. A capital com maior número de leitores foi Salvador, na Bahia. Na capital soteropolitana, 72% dos entrevistados admitiram ter esse hábito. Recife, capital pernambucana, apresentou o menor número de leitores. Apenas 56 % declararam ler.


Em Brasília, no DF, 68% das pessoas também gostam de ler no tempo livre. Esse é o caso da analista em comunicação, Adriana Mendes, que aproveita até o horário do cafezinho para ler. Ela tenho o hábito de  lê 20 livros. Adriana explica quais motivos a levam a ser uma leitora assídua.


Ainda segundo a pesquisa Cultura nas Capitais, as mulheres se interessam mais pela Cultura, mas têm menos acesso que os homens. E o público LGBT participa mais de atividades culturais.