Brasil ganhou 6 novos bens culturais; lista inclui 2 terreiros de Candomblé

02:36 Cultura, Notícias 23/09/2018 - 09h21 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

O Brasil ganhou  seis novos patrimônios culturais. O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aprovou a concessão de títulos À literatura de cordel; À Procissão do Senhor dos Passos, em Florianópolis, Ao Sistema Agrícola Tradicional das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, em São Paulo.


Também foi anunciado o tombamentos do Acervo do Sergipano Arthur Bispo do Rosário, formado por mais de 800 peças, elaboradas em diversos materiais, como vidro, madeira, plástico, tecidos, linhas,  gesso e material recolhido no lixo.

 

A lista inclui, ainda, os terreiros de candomblé Sítio Pai Adão, em Recife e Tumba Junsara, em Salvador, o que representa um marco na história da religião de matriz africana..

 

O anúncio dos novos bens culturais foi feito após dois dias de reuniões no Forte Copacabana, zona sul carioca.

 

Para o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Andrey Rozenthal, as conquistas demonstram um avançado no conceito do que representa patrimônio cultural brasileiro.

 

O Brasil, segundo o diretor, possui 1.270 patrimônios culturais, incluindo os conjuntos urbanos tombados. Rozenthal ressalta que os novos títulos revelam a diversidade cultural do país e emocionam.

 

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é composto por representações de ministérios, do IAB- Instituto dos Arquitetos do Brasil- e do próprio IPHAN, entre outras entidades.