Concerto reúne violinistas com fama internacional e jovens músicos de comunidades do Rio

03:22 Cultura, Notícias 23/09/2018 - 10h30 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

Não é todo dia que um jovem músico brasileiro tem aulas com um dos mais destacados  violinistas do mundo. E também não é todo dia que um dos mais destacados violinistas do mundo pode interagir com jovens músicos de quatro comunidades do Rio e desse encontro resultar um grande concerto.


 
O violinista em questão é Koh Gabriel Kameda, nipo-germânico, reconhecido internacionalmente, que já se apresentou como solista com algumas das principais orquestras do mundo.

 

Ele já está no Brasil ministrando aulas para 50 músicos de 13 a 24 anos que compõem a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio.

 

O concerto que sela esse encontro será no próximo dia 27. Kameda, que desde 1998 vêm ao Brasil e por isso aprendeu o português, elogia os garotos e garotas da Babilônia, Chapéu Mangueira, Complexo do Alemão e Morro dos Macacos, comunidades nas zonas sul e norte do Rio.

 

O elogio do violinista chega como música aos ouvidos de David Miranda, de 22 anos. Morador do Morro da Babilônia, o estudante de música da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UniRio e contra baixista destaca que o incentivo é muito importante.


 
Os jovens participam do projeto Ação Social pela Música do Brasil, dirigido pela musicista e produtora cultural Fiorella Solares.

 

O concerto está marcado para o próximo dia 27, na Sala Cecília Meirelles, na Lapa, sob a regência do maestro Tobias Volkmann, principal regente convidado da Orquestra Sinfônica Nacional.

 

Juntos ,Kameda, David, Volkmann e outros 49 jovens músicos  vão apresentar um programa composto por obras de Beethoven, Mendelssohn e Brahms.
 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique