Incêndio causa comoção nos servidores do Museu Nacional no Rio de Janeiro

Cultura

Publicado em 03/09/2018 - 15:12 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O incêndio que atingiu nesse domingo (2) o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que abriga mais de 20 milhões de peças, incluindo seu maior tesouro, uma múmia de pelo menos 12 mil anos, causou comoção entre os funcionários que estiveram na Quinta da Boa Vista, na zona norte da cidade.


A secretária do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do Museu Nacional, Claudine Borges Leite, chegou por volta das 19h ao local.


Ela afirmou que o fogo já tinha consumido boa parte do prédio histórico e do acervo do departamento em que ela trabalha há 24 anos. Apesar da tristeza, Claudine disse que os servidores farão o que for necessário para tentar recuperar o patrimônio histórico e cultural.


Funcionária há 31 anos do Departamento de Arquivo e Protocolo, Itatiana de Oliveira Macedo explica que o fogo consumiu todo o acervo que ela cuidava.


De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o rescaldo do incêndio no museu vai durar a semana toda.


O trabalho será lento porque contará com a participação dos funcionários do museu na identificação do que ainda poderá ser resgatado.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo