Museu Nacional dá início às ações emergenciais para obras de contenção

01:44 Cultura, Notícias 10/09/2018 - 17h44 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

Uma semana após o incêndio, o Museu Nacional do Rio de Janeiro, localizado na Quinta da Boa Vista, vai a receber tapumes que serão colocados no entorno do prédio histórico.

 

A empresa contratada para o serviço já se apresentou para dar início a montagem.

 


O diretor administrativo do Museu, Wagner Martins, explicou que as estruturas têm a finalidade de garantir o cercamento da área e impedir o acesso de pessoas não autorizadas.

 


Martins disse que a etapa faz parte do plano emergencial que vai garantir segurança para o início dos trabalhos de resgate e recuperação do acervo que escapou do fogo.

 


As ações emergências incluem também o escoramento e a cobertura do Museu, para proteger o prédio do vento e da chuva, além da retirada dos escombros.

 


Já o plano de reconstrução do prédio, segundo o diretor, ainda precisa ser elaborado. Ele terá a participação equipes do museu, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de técnicos da Unesco Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

 


O diretor disse ainda que as equipes trabalham com o menor tempo possível e que ele espera que o plano de reconstrução do Museu fique pronto no prazo de 15 dias.