Museu Nacional promove festival na Quinta da Boa Vista

Cultura

Publicado em 20/09/2018 - 18:38 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Um evento no Museu Nacional, que teve 90% do seu acervo destruído em um incêndio, vai marcar o encerramento da 12ª Primavera dos Museus. 

 

Promovida pelo Ibram, Instituto Brasileiro de Museus, a programação deste ano, aberta na segunda-feira contou com a participação de 900 instituições em todo o país.

 

Neste sábado e domingo , será realizado na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, o Festival Museu Nacional Vive cujo o objetivo é mostrar que, apesar da tragédia, a instituição segue funcionando, como ressalta o diretor Alexander Kellner.

 

Durante os dois dias, o público poderá acompanhar o trabalho de diversos departamentos como paleontologia, zoologia e antropologia social. Além da exposição de parte do que sobrou do acervo, também devem ser discutidas medidas sobre o que poderá ser feito nos próximos anos para reerguer a instituição, administrada pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

A programação, das 10 horas da manhã até às cinco da tarde, vai contar, ainda, com mostras de oficinas de moldes e montagens de dinossauros, exemplares de animais marinho, contação de histórias, oficinas de pintura de camisas, entre outras atividades.

 

A 12ª Primavera dos Museus acontece no momento em que autoridades públicas federais, estaduais e municipais, em parceria com organismos internacionais, buscam estratégias para definir o processo de recuperação e restauro do Museu Nacional. 

 

O palácio histórico incendiado permanece cercado, enquanto estão sendo preparados os trabalhos de escoramento e instalação da cobertura para proteger o acervo da chuva. A Polícia Federal ainda investiga as causas do incêndio, e os pesquisadores aguardam o término da perícia para fazer o resgate das peças.

 

O fim de semana na Quinta da Boa Vista terá também o Festival Medieval Carioca, em que o público poderá conferir atrações como torneio de arco e flecha e lutas de espada.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo