Museu Nacional promove festival na Quinta da Boa Vista

02:21 Cultura, Notícias 20/09/2018 - 18h38 Rio de Janeiro Embed

Lígia Souto

Um evento no Museu Nacional, que teve 90% do seu acervo destruído em um incêndio, vai marcar o encerramento da 12ª Primavera dos Museus. 

 

Promovida pelo Ibram, Instituto Brasileiro de Museus, a programação deste ano, aberta na segunda-feira contou com a participação de 900 instituições em todo o país.

 

Neste sábado e domingo , será realizado na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, o Festival Museu Nacional Vive cujo o objetivo é mostrar que, apesar da tragédia, a instituição segue funcionando, como ressalta o diretor Alexander Kellner.

 

Durante os dois dias, o público poderá acompanhar o trabalho de diversos departamentos como paleontologia, zoologia e antropologia social. Além da exposição de parte do que sobrou do acervo, também devem ser discutidas medidas sobre o que poderá ser feito nos próximos anos para reerguer a instituição, administrada pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

A programação, das 10 horas da manhã até às cinco da tarde, vai contar, ainda, com mostras de oficinas de moldes e montagens de dinossauros, exemplares de animais marinho, contação de histórias, oficinas de pintura de camisas, entre outras atividades.

 

A 12ª Primavera dos Museus acontece no momento em que autoridades públicas federais, estaduais e municipais, em parceria com organismos internacionais, buscam estratégias para definir o processo de recuperação e restauro do Museu Nacional. 

 

O palácio histórico incendiado permanece cercado, enquanto estão sendo preparados os trabalhos de escoramento e instalação da cobertura para proteger o acervo da chuva. A Polícia Federal ainda investiga as causas do incêndio, e os pesquisadores aguardam o término da perícia para fazer o resgate das peças.

 

O fim de semana na Quinta da Boa Vista terá também o Festival Medieval Carioca, em que o público poderá conferir atrações como torneio de arco e flecha e lutas de espada.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique