UFRJ quer ajuda da Unesco para elaborar projeto de reconstrução do Museu Nacional

01:52 Cultura, Notícias 18/09/2018 - 17h07 Rio de Janeiro Embed

Cynthia Cruz

O  reitor da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Leher, defendeu nesta terça-feira que a Unesco,  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura participe da elaboração do projeto de reconstrução do Museu Nacional que teve cerca de 90%  do seu acervo destruído em um incêndio no início deste mês.

 

A declaração do reitor foi dada durante um evento  no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia a COPPE. Dois especialistas da Unesco estiveram no Museu , no último dia 13 e vão atuar, inicialmente, nas atividades ligadas à restauração dos acervos. Para Leher, a participação da Unesco é importante para os trabalhos que serão feitos a partir de agora.

 

Leher afirmou também que a empresa responsável pela cobertura da área total dos escombros do museu  já foi escolhida e f. A firma está finalizando a entrega de documentos que comprovam sua capacidade.

 

Segundo o reitor, a instalação das estruturas que viabilizarão a cobertura do edifício já deve começar nesta quarta-feira. Em seguida, a universidade iniciará, com auxílio de guindastes, a instalação de um telhado metálico com cerca de 5 mil metros quadrados.

 

Além da Unesco, a operação será acompanhada por engenheiros e especialistas de diversas áreas da UFRJ e também pelo Iphan, que é  o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

O Ministério da Educação informou que vai liberar R$ 10 milhões para ação emergencial na segurança do prédio do Museu Nacional.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.