Painel com gravura rupestre é arrancado no Alto Xingu

Cultura

Publicado em 05/10/2018 - 09:24 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

Uma Inspeção do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, constatou a retirada de um painel com gravuras rupestres localizado na Gruta de Kamukuwaká, em Mato Grosso.

 

O sítio arqueológico é tombado pelo Iphan como patrimônio cultural do país desde 2010 e considerado local sagrado por 11 etnias indígenas do Alto Xingu.

 

Flávio Calippo, diretor do Centro Nacional de Arqueologia do Iphan, afirma que o órgão já solicitou investigação da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF).

 

Apurações preliminares da Polícia Militar (PM) indicam a retirada criminosa das placas na gruta onde estavam as pinturas rupestres.

 

Paulo Junqueira, do Instituto Socioambiental (ISA), critica a falta de proteção das áreas depredadas. Ele coordena a equipe do Território Indígena do Xingu e diz que a intensificação do turismo na região da gruta deixou as gravuras rupestres sagradas ainda mais vulneráveis.

 

O Iphan aguarda a apuração da Polícia Federal para definir quais medidas serão tomadas para a proteção do sítio arqueológico da Gruta de Kamukuwaká.

 

Outras gravuras rupestres sagradas para os indígenas estão em galerias inferiores das grutas, cobertas por areia, mas visíveis em algumas épocas do ano.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo