Painel com gravura rupestre é arrancado no Alto Xingu

Cultura

Publicado em 05/10/2018 - 09:24 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

Uma Inspeção do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, constatou a retirada de um painel com gravuras rupestres localizado na Gruta de Kamukuwaká, em Mato Grosso.

 

O sítio arqueológico é tombado pelo Iphan como patrimônio cultural do país desde 2010 e considerado local sagrado por 11 etnias indígenas do Alto Xingu.

 

Flávio Calippo, diretor do Centro Nacional de Arqueologia do Iphan, afirma que o órgão já solicitou investigação da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MPF).

 

Apurações preliminares da Polícia Militar (PM) indicam a retirada criminosa das placas na gruta onde estavam as pinturas rupestres.

 

Paulo Junqueira, do Instituto Socioambiental (ISA), critica a falta de proteção das áreas depredadas. Ele coordena a equipe do Território Indígena do Xingu e diz que a intensificação do turismo na região da gruta deixou as gravuras rupestres sagradas ainda mais vulneráveis.

 

O Iphan aguarda a apuração da Polícia Federal para definir quais medidas serão tomadas para a proteção do sítio arqueológico da Gruta de Kamukuwaká.

 

Outras gravuras rupestres sagradas para os indígenas estão em galerias inferiores das grutas, cobertas por areia, mas visíveis em algumas épocas do ano.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo