Rio ganha o primeiro museu a céu aberto; são mais de 50 murais na zona portuária

01:55 Cultura, Notícias 18/10/2018 - 20h15 Rio de Janeiro Embed

Fabiana Sampaio

A cidade do Rio de Janeiro ganhou nesta quinta-feira o primeiro Museu de Arte de  Rua a Céu Aberto da cidade. O MAUP, Museu de Arte Urbana do Porto, tem mais de 50 murais gigantes de grafite espalhados por bairros localizados nas imediações do Boulevard Olímpico, na região do Porto Maravilha, que foi revitalizada para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.  Os murais  podem ser conferidos em dois roteiros distintos para serem feitos a pé.

 

Os trabalhos também foram catalogados e mapeados e já estão na plataforma digital MAUP.Rio, para quem quiser ver.  Idealizado pelos empresários André Bretas e Joa Azria, o Museu quer promover a arte urbana e  fomentar o mercado, que é crescente no país e no mundo.  O projeto prevê também a capacitação de jovens da região para ajudar na pintura e reforma de fachadas, além de trabalhar como guias turísticos de arte urbana.

 

O MAUP Art Center fica localizado em um dos novos edifícios erguidos na Região Portuária. No local, que conta com uma galeria de arte, será oferecido também  o serviço de visitas guiadas. Na galeria, além de imagens dos murais, o visitante encontra a descrição das artes, contendo título, data da pintura e técnica utilizada. Entre os novos trabalhos estão obras de artistas brasileiros e do exterior.

 

Os dois roteiros sugeridos são o  “Boulevard Olímpico”, que  pode ser percorrido em 2h e inclui cerca de 20 grafites de artistas como da carioca Panmela Castro, grafiteira e ativista feminina conhecida por suas pinturas de protesto contra a violência doméstica e Eduardo Kobra, autor do mural “Etnias”, que entrou para o “Guinness” como o maior grafite do mundo; e o roteiro Santo Cristo, que leva aproximadamente 4h, percorrendo os cerca de 50 murais localizados da Gamboa até o Boulevard, incluindo grandes empenas pintadas por artistas da França e Portugal, além de artes de brasileiros e artistas de renome internacional.