São Paulo celebra 465 anos com programação regada a diversidade cultural

02:40 Cultura, Notícias 25/01/2019 - 07h30 São Paulo Embed

Nelson Lin

Há 465 anos, jesuítas realizavam uma missa para comemorar a conversão do apóstolo Paulo numa colina entre os rios Tietê, Anhangabaú e Tamanduateí, no local em que hoje está o Pátio do Colégio. Nascia naquele dia 25 de janeiro a cidade de São Paulo.

 

Ao longo dos anos, o povoado de jesuítas e índios acabou se tornando importante entreposto comercial e de serviços no período colonial, característica que acompanhou a cidade até seu ápice durante o ciclo do café no século XIX e da industrialização no século XX.

 

De lá pra cá, a cidade se transformou num gigante de concreto. São 12 milhões de habitantes, que convivem com problemas também gigantes.

 

O trânsito, claro, é uma das principais reclamações. Para se ter uma ideia, cada paulistano passa, em média, duras por dia dentro do transporte público. É o que mostra uma pesquisa da ONG Nossa São Paulo. Outra reclamação é o preço das passagens. Mais da metade dos entrevistados relataram que já deixaram fazer atividades de lazer por causa dos custos da viagem.

 

São Paulo também é uma cidade que provoca amor e ódio nas pessoas. Se por um lado 63% das pessoas dizem que deixariam a cidade se tivessem oportunidade, por outro, é aqui que estão concentrados 10% de todo o PIB brasileiro. É o décimo maior PIB do mundo. A cidade ainda é responsável por mais de 40% das patentes produzidas no país e sedia a quinta maior bolsa de valores do mundo em capitalização do mercado.

 

A diversidade cultural e étnica é muito presente na cidade. Tudo isso, herança da imigração. Hoje, São Paulo abriga moradores de 196 países diferentes. São italianos, japoneses, espanhóis, libaneses, árabes.
E diante de tanta diversidade, claro que a festa de aniversário tem de ter muita música e arte.  Durante todo o dia de hoje (25), no vale do Anhangabaú, a população vai poder assistir a apresentações de diversos ritmos e estilos musicais. Além dos shows no palco do Vale do Anhangabaú, haverá também atividades culturais em outros centros culturais que ficam em regiões periféricas da cidade.
A entrada em todas as atividades é gratuita e toda a programação pode ser vista no site da prefeitura.sp.gov.br

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique